São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Assistir televisão aumenta a vontade de comer

Não é por acaso que a pipoca fica mais gostosa quando estamos assistindo à televisão. Um recente estudo norte-americano da Smell and Taste Treatment and Research Foundation, em Chicago, confirmou que as pessoas tendem a comer mais quando estão diante da televisão e que, quanto mais divertido for o programa, mais elas comem.
O resultado mostrou que, quando as pessoas fazem refeições na frente da TV, elas costumam ingerir cerca de 42% a 44% a mais de alimentos do que enquanto comem com o aparelho desligado.
Foi estudado o impacto dos comportamentos olfativos, gustativos e alimentares de 45 voluntários enquanto assistiam à TV, medindo o consumo de batatas fritas. Eles também receberam fritas para comer quando a televisão estava desligada.
De acordo com Alan Hirsch, diretor neurológico da instituição que desenvolveu a pesquisa, quando se está entretido, não se presta muita atenção ao gosto ou ao aroma do alimento.
O núcleo ventromedial do hipotálamo, onde fica localizado o que é conhecido como centro de saciedade, informa ao corpo se ele está saciado ou não. De acordo com Hirsch, se o núcleo for inibido ou enganado, o resultado pode ser uma mudança nos padrões de alimentação.
Quem não quer engordar pode aproveitar a dica e evitar comer na frente da TV.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Tratamento para jogadores compulsivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.