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Estreia no asfalto
No domingo, 32 mil pessoas vão queimar o chão na maior corrida de rua de São Paulo e, dessas, 23% passarão pela experiência pela primeira vez; prepare-se para a correria
Shutterstock
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RODOLFO LUCENA
EDITOR DE TEC E DO BLOG +CORRIDA
No domingo, São Paulo recebe a maior corrida de rua
do Brasil. A Maratona Pão de
Açúcar de Revezamento é
uma festa esportiva e também uma muvuca das boas,
com gente se acotovelando
pelo Ibirapuera, casais se desencontrando e equipes se
perdendo na multidão.
Mesmo assim (talvez por
isso mesmo) é o polo para onde convergem iniciantes no
mundo do pedestrianismo.
Mais de um em cada cinco
participantes (23%) estará fazendo seu debute no asfalto.
Com o recorde de 32 mil
inscritos, a prova entra no seleto grupo das 20 maiores
corridas de rua do mundo e é
o maior exemplo de que as
corridas de revezamento viraram mania, ganharam de
vez o cenário esportivo amador do país.
Por não oferecer tanta dificuldade (os trechos são relativamente curtos), esse tipo
de prova vem conquistando
adeptos entre diletantes.
No mesmo dia da corrida
paulista, por exemplo, Brasília terá uma prova de revezamento de 30 km; até o final
do ano, outros eventos do gênero reunirão milhares de
candidatos a atleta.
Mas a diversão pode ser
prejudicada por erros. Confira alguns toques.
EQUIPE
Como é uma prova de
equipe, é preciso conhecer
seu time. Em grupos criados
em empresas, academias ou
escolas, nem sempre todos se
conhecem, o que pode ser
problema: quem vai passar a
munhequeira para quem?
Organize uma chopada ou
uma pizza com os colegas para trocar ideias e acertar os
detalhes do revezamento.
Garanta que você saiba direitinho quem corre antes e
depois de você; isso é um dos
grandes motivos de confusão
nas equipes. Não é incomum
você ver corredores perdidos
na área de troca, tentando
encontrar o colega para
quem deveria passar a vez.
Para evitar que isso aconteça, confira o mapa do percurso e verifique as áreas de
troca. As equipes de oito corredores terão duas áreas de
troca, uma para os atletas ímpares e outra para os pares.
Além de você ficar atento
na área de troca, é legal ter
ajuda da equipe, com pelo
menos um "olheiro" ligado,
para avisar quando o companheiro de turma está chegando. Por isso, é bom que pelo
menos os quatro primeiros
do grupo cheguem cedo.
O melhor, claro, é que todos estejam acordados já na
largada, incentivando o colega que está correndo. Mas é
comum ter um atrasadinho
na equipe ou um dorminhoco compulsivo -esse deve
ser escalado para uma das últimas "pernas", e o capitão
deve ligar cedo para ele, garantindo que não se atrase.
Chegar na hora vai ser gincana para quem for de carro.
O trânsito fica ruim, lugar para estacionar será difícil. Melhor ir de metrô. A organização colocará ônibus gratuitos, a partir das 5h, fazendo a
ponte entre estação Brigadeiro e a Assembleia Legislativa.
Na hora da corrida, o primeiro e o último atletas são
os responsáveis pelas missões mais críticas. Quem for
abrir a prova, diz a organização, "deverá colocar a munhequeira, com chip de cronometragem de revezamento, no punho direito". Cada
atleta que completa seu percurso entrega a munhequeira para o seguinte.
O último corredor, além de
suar em dobro para tentar
melhorar o tempo da equipe,
precisa retirar as medalhas
do time. Deve fixar o chip de
cronometragem no tênis direito (posição vertical). Ele
conclui a prova com os dois
chips (a munhequeira e o do
tênis) e os entrega para receber as medalhas.
Procure manter o humor
ao longo do percurso, mesmo enfrentando engarrafamentos em curvas ou trechos
transformados em gargalos
por falha de quem desenhou
o trajeto (problema já ocorrido em edições passadas).
E não tente compensar o
eventual atraso correndo como doido ao conseguir uma
folguinha no asfalto: isso é
caminho certo para perder o
fôlego logo e ficar com média
de tempo ainda pior.
SONO
O melhor é saber o seu ritmo e mantê-lo. A vontade de
ajudar o grupo faz com que
cada um se esforce um pouco
mais, o que é legal. Mas ninguém precisa ter um ataque
do coração para garantir um
minuto a menos no tempo final. Se você tiver um monitor
cardíaco, respeite o que ele
diz. Se não, atenção às marcas de quilometragem.
Descanso, alimentação e
hidratação são essenciais para o bom desempenho.
Se você é estreante, é bem
capaz de passar em claro a
noite anterior. Calma. Não é o
fim do mundo chegar com
olheiras, mas tente dormir
bem de quinta para sexta e de
sexta para sábado; na véspera, mesmo que não pregue o
olho, fique deitado, já ajuda.
Procure beber mais água a
partir de sexta (dois ou três litros/dia). Na noite de sábado, faça jantar de massas; na
manhã da prova, capriche no
desjejum saudável.
Nada de correr de roupa
ou tênis novos -podem causar assaduras ou bolhas. Na
noite anterior, deixe pronto
seu uniforme e tudo o que
pretende levar (filtro solar,
boné, relógio, carteira).
Há quem carregue mochilas recheadas. Eu prefiro ir
pronto e levar só algum dinheiro no bolso do calção. Às
vezes passo frio, mas é por
pouco tempo.
Enfim, divirta-se, aproveite o dia, queime o chão que o
asfalto é seu e ninguém tira.
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