São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Comida integral e peixes reduzem crises de asma

Associated Press
DIETA QUE CURA No estudo holandês, ajustes alimentares reduziram crises de asma em até 45%

Crianças que comem alimentos integrais e peixe com freqüência apresentam menos risco de desenvolver asma. Essa foi a principal conclusão de um estudo publicado recentemente pelo jornal médico "Thorax".
"A alta prevalência de asma nas sociedades ocidentais pode estar relacionada às mudanças nos hábitos alimentares", observa a equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente, em Bilthoven, na Holanda, que conduziu os estudos.
A pesquisa conseguiu comprovar que as crianças asmáticas costumam comer menos frutas, vegetais, peixes e alimentos integrais do que aquelas que não manifestam a doença.
Os pesquisadores holandeses examinaram cuidadosamente a dieta de 598 crianças com idades entre 8 e 13 anos, monitorando a ocorrência de crises asmáticas. Os pais completaram questionários, que permitiram avaliar a qualidade da alimentação delas.
Entre as conclusões obtidas pela pesquisa, a relação mais evidente foi a do consumo de alimentos integrais e de peixes com a redução da ocorrência das crises. A asma acometia com freqüência 16,7% das crianças que não consumiam esses itens e apenas 2,8% das que os tinham na dieta. Ajustes nos hábitos alimentares permitiram reduzir em até 45% a incidência de crises asmáticas.

FOGOS DE ARTIFÍCIO EXIGEM CUIDADOS
Comuns nesta época, fogos de artifício (foto) animam as festas, mas causam muitos acidentes. Uma em cada dez pessoas que mexem com os produtos tem membros amputados, principalmente dedos. O alerta é da Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, que lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão. Os fogos também podem causar queimaduras, lesões nos olhos e surdez. A partir de 18/12, o site www.cirurgiadamao.org.br terá dicas de segurança -nunca pegar os fogos com as mãos é uma delas.

CORRIDA E GRAVIDEZ
Corredoras amadoras grávidas não precisam abandonar o esporte enquanto esperam o nenê, desde que tomem alguns cuidados básicos e tenham acompanhamento médico. Texto da corredora, triatleta e professora de educação física Cristina de Carvalho, diretora das assessorias esportivas Projeto Mulher e Núcleo Aventura, traz dicas sobre corrida e gravidez. Hoje, 14/12, no blog +corrida (www.folha.com.br/rodolfolucena).

CATAPORA NA INFÂNCIA É MELHOR?
De acordo com o infectologista Ivan Marinho, do Hospital e Maternidade São Camilo, a idéia de que é muito melhor pegar catapora quando criança não passa de um mito. "A catapora pode ter complicações sérias, e o vírus fica latente no organismo pelo resto da vida", esclarece. Ele alerta que, mesmo nas crianças, as erupções cutâneas podem servir de porta de entrada a infecções secundárias e pedem atenção redobrada. Além disso, segundo o especialista, o vírus incubado no organismo pode voltar a se manifestar na idade adulta como herpes zóster, doença muito dolorosa.

VACINA DE FEBRE AMARELA
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo iniciou o reforço à vacinação de febre amarela (foto). A imunização é importante para quem pretende viajar às áreas de risco da doença no país: regiões Norte e Centro-Oeste, MA, MG, PI, PR, SC, RS e oeste do Estado de São Paulo. A lista de postos que vacinam gratuitamente está disponível no site www.cve.sp.gov.br.

PANCREATITE E PEDRAS NA VESÍCULA
Pedras na vesícula e pancreatite aguda serão os dois temas abordados em uma palestra gratuita que será realizada hoje, das 15h às 17h, no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (r. Borges Lagoa, 1.450, Vila Clementino, São Paulo). Mais comuns em pessoas idosas, as pedras na vesícula (colelitíase) podem causar dores intensas e exigir tratamento cirúrgico. Já a pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas que costuma ser causada por problemas na vesícula ou por abuso de bebidas alcoólicas. Inscrições: 0/xx/11/5080-4350 e 0/xx/11/5080-4127

MAIS ACUPUNTURA, MENOS REMÉDIOS
A acupuntura (foto) reduziu em 12,5% o uso de antiinflamatórios por pacientes da rede pública de saúde de Campinas. Em 2005, 60 médicos foram capacitados no Yamamoto New Scalp Acupuncture, modalidade em que as regiões de aplicação ficam na cabeça e que atua no combate à dor e a seqüelas de acidente vascular cerebral, entre outros problemas. No início de 2006, foram criados ambulatórios da técnica. Enquanto em 2005 o consumo mensal de antiinflamatórios foi de 644.366 comprimidos, em 2006 a média ficou em 570 mil.

USUÁRIOS DE DROGAS SUBESTIMAM HIV
Adolescentes que usam drogas são menos cuidadosos em relação à vida sexual. De acordo com uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que acompanhou usuários de drogas psicotrópicas em tratamento, esses jovens têm três vezes mais parceiros e relações sexuais do que o grupo controle (de não-usuários) e usam camisinha com menos freqüência. Eles também subestimam os riscos de contaminação pelo vírus HIV -95% dos meninos e 70% das meninas afirmaram não haver essa possibilidade.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Autorização para sair
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.