São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bronze de prateleira

Em vez de torrar ao sol e se expor aos seus efeitos nocivos, vá buscar aquele 'ar saudável' de praia na farmácia mais próxima

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

É um truque para não chegar à praia no estilo branco total. E o único bronzeamento seguro, para os médicos.
Os autobronzeadores são os queridinhos dos dermatologistas por dar cor de verão sem submeter a pele aos riscos da exposição ao sol e das câmaras de bronzeamento.
A mágica acontece por uma reação química. Os autobronzeadores contêm uma substância chamada dihidroxiacetona (DHA), que interage com a queratina da superfície da pele e se oxida, produzindo uma substância amarronzada.
A quantidade de DHA varia de 5% a 15% nos produtos, diz a dermatologista Denise Steiner, editora da revista "Surgery and Cosmetics Dermatology", da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Os autobronzeadores com maior concentração da substância dão uma coloração mais rápida, em poucas horas. Em compensação, podem manchar mais a pele na aplicação.
Há também os hidratantes tonalizantes. Com menor concentração de DHA, colorem a pele de forma progressiva e sutil. Devem ser usados diariamente. O bronzeado pode demorar alguns dias para aparecer.
"Esses produtos não são tóxicos, não penetram na pele e são pouco alergênicos", afirma Steiner.
Mesmo assim, antes de começar a usar um autobronzeador, faça um teste numa área pequena e escondida do corpo, como a parte interna da coxa, para se certificar de que você não é sensível ao produto e não vai ter alergia.

ESFOLIAÇÃO
Se der tudo certo nessa primeira prova, o ideal, de acordo com o dermatologista Sérgio Schalka, é fazer uma suave esfoliação um dia antes da aplicação do produto. "Para que não haja manchas e a cor fique igual em todo o corpo, a pele precisa estar o mais uniforme possível", diz.
Capriche na esfoliação das áreas mais escuras e grossas como joelhos, tornozelos, cotovelos e pés. Ao passar o produto, use quantidade menor nesses locais, mais fáceis de manchar, por causa das dobras e do excesso de pele.


Texto Anterior: Comente, pergunte
Próximo Texto: Perguntas e respostas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.