São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007
Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

ANALGÉSICOS
"A pág. 3 da edição de 1º/3 do Equilíbrio, sobre o abuso de analgésicos elevar o risco de infarto, deixou-me preocupado. Desde que sofri uma cirurgia, em 1995, para a colocação de uma ponte mamária no coração devido ao entupimento de uma artéria, tomo 100 mg de ácido acetilsalicílico ao dia -segundo o médico, para proteção. Gostaria de esclarecer se é benéfico ou não para o meu caso."
CELSO ARTUZO (Itaboji/SP)


Garhen Curham, pesquisador norte-americano do estudo mencionado na nota, declarou, em entrevista à Reuters Health, que "homens que receberam recomendação médica para tomar aspirina diariamente a fim de reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame não devem parar de fazê-lo. Nesses casos, o benefício supera o risco". Fernando Ganem, doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, concorda. "O uso de aspirina em pacientes de quadros cardíacos é feito em baixas doses para evitar a formação de placas. Os benefícios são comprovados, e não há estudos que contrariem essa prática", afirma.


Próximo Texto: Correio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.