São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELA MANDA, ELE OBEDECE

"Ela pergunta se eu aprendi a lavar louça em Harvard"

Eu não tinha o costume, mas ela foi me ensinando e hoje eu participo bastante. Com as crianças, como ela cuida melhor, sou "sossegado". Não achava que podia dar banho neles, então assumi as coisas da casa. Pode não sair igual ao que ela faz, mas sai.
Às vezes, ela pergunta se eu aprendi a lavar louça em Harvard. Fiscaliza e me fala para refazer. Uma vez, me pediu para passar um pano em casa e, quando eu estava acabando, falou que tinha que passar três vezes! Nesse dia, eu falei não, uma estava bom. Mas levo numa boa. Sei que ela está cuidando bem das nossas coisas, não tem por que brigar.
A Viviane podia assumir um pouco mais de coisa, porque acho que faço muito, mas vou negociando. (Pausa) Se dividir no meio, fico no prejuízo, melhor deixar assim. Dou muito valor para o que ela faz. Eu acabo minha parte, sento para ver TV e ela continua. Ela não para.
Marcelo Carriço Garcia, 44, motorista

"A divisão é bem bacana, não preciso ficar cobrando"

Dividimos as tarefas sem pressão. O Marcelo não tem paciência para dar banho, trocar fraldas, então cuido dos pequenos enquanto ele põe roupa na máquina, lava a louça, tira o lixo. A organização diária é com ele.
Ele não tem hora para chegar, mas as tarefas são sempre as mesmas. Às vezes, ele me pede para lavar a louça e eu falo que já fiz a minha parte. Em outras, fico com dó porque o trabalho dele é muito cansativo e adianto alguma coisa. A divisão é bem bacana: ele sabe o que precisa fazer e eu não preciso ficar cobrando. Mas nem sempre foi assim. Eu ficava limpando a casa e ele ali, dizendo que tinha orgulho de mim. Até que vi como era idiota.
Gosto das minhas coisas certinhas. Ele sabe que a louça não pode acumular. Se não pego no pé, a louça vai para o armário toda engordurada.
Viviane Lolis, 31, analista em comércio exterior


Texto Anterior: Afinal, quem faz o quê?
Próximo Texto: Ele na rua, ela em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.