São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Pesquisa indica que idosos solteiros fumam mais

Idosos solteiros tendem a fumar mais do que os casados e do que os viúvos. A conclusão faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que acompanhou cerca de 7.000 pessoas, de ambos os sexos, com idade superior a 60 anos.
A psiquiatra Valeska de Melo Marinho, autora da investigação que virou tese de doutorado, afirma que a associação entre estado civil e tabagismo nessa faixa etária pode ser explicada por mecanismos sociais.
"O maior aporte social recebido pelos casados favorece o abandono do cigarro nesse grupo. Já entre os não casados, a maior tendência à solidão e ao isolamento aumenta a vulnerabilidade para a manutenção do hábito", diz a especialista.
Os resultados apontaram que os idosos solteiros apresentavam 66% mais chances de serem tabagistas do que os casados e os viúvos.
Além disso, sempre de acordo com a pesquisa, a idade também está relacionada com a prevalência do hábito. Cada ano a mais de vida está associado a uma redução de 1% de chance de o indivíduo fumar regularmente.
Para a pesquisadora, combater o tabagismo entre idosos representa um desafio. "Esse grupo faz parte de uma geração que desconhecia os efeitos negativos do fumo e que freqüentemente é negligenciada nos dados epidemiológicos", ressalta.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Fotografia contra linfoma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.