São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beleza

Todos contra os furinhos

A um mês do verão, ainda é tempo de tentar minimizar a celulite; especialistas defendem tratamento multidisciplinary

AMARÍLIS LAGE
da reportagem local

A bunda, que engraçada. Está sempre sorrindo, nunca é trágica." Só pelo começo do poema já se vê que seu autor é um homem: Carlos Drummond de Andrade, como todos os seus colegas de time, foi poupado pela natureza dessa que é, para muitas mulheres, uma grande tragédia: a celulite no "dérrière".
Desse drama não escapam nem atletas de ponta e modelos magérrimas. Afinal, o visual "casca de laranja" decorre de múltiplos fatores, da herança genética à ação hormonal, passando também pelo excesso de peso. Por isso, o conceito mais defendido atualmente para o combate à celulite é o do tratamento multidisciplinar, afirma a dermatologista Doris Hexsel. "São diversos artefatos terapêuticos associados entre si, que incluem uma dieta equilibrada e exercícios físicos, além de cremes contendo diversos princípios ativos, massagens, equipamentos e tratamento cirúrgico."
A um mês do início oficial do verão, ainda dá para colocar em prática algumas dessas opções a tempo de obter resultados significativos, afirmam especialistas. Veja a seguir as principais dicas em cada área, assim como os eventuais riscos dos procedimentos mais invasivos.
Se ainda assim os furinhos persistirem, não perca o rebolado. Afinal, como dizia Drummond em "Consolo na Praia": e o "humour"?

Exercícios
É hora de rever conceitos: ao contrário do que se acreditava, o exercício de quatro apoios (aquele em que, de quatro, eleva-se as pernas alternadamente) não é a atividade mais eficiente para os glúteos. De acordo com Saturno de Souza, diretor técnico da academia Bio Ritmo, em São Paulo, estudos recentes em biomecânica mostram que o exercício campeão para essa região do corpo é o agachamento. Enquanto o exercício de quatro apoios recruta cerca de 30% da capacidade máxima da musculatura de glúteos, no agachamento esse índice chega a 70%.
Cuidados: Quanto mais a pessoa descer durante o agachamento, maior será a eficiência do exercício. Entretanto, a exigência muscular também aumenta, o que pode trazer danos para quem é sedentário ou tem problemas na coluna ou nas articulações do joelho. Nesse caso, é mais seguro fazer o agachamento em ângulos mais suaves.
Prazo: Segundo Saturno, quem fizer exercícios aeróbios e localizados durante meia hora, três vezes por semana, e adotar uma alimentação saudável conseguirá ver resultados significativos dentro de um mês. Mas isso não significa o fim da celulite. "Essa é uma questão que depende mais das características endócrinas e genéticas de cada um. Por isso existem até atletas com celulite".

Cirurgia plástica
Uma opção para casos de celulite em grau avançado é a cirurgia subcutânea sem incisão, conhecida como Subcision. No procedimento, uma agulha com ponta cortante é introduzida sob a pele e, assim, cortam-se os septos que puxam a pele para baixo, formando os famosos furinhos. "Isso desfaz o aspecto irregular do relevo cutâneo. Além disso, o hematoma que surge a partir do corte leva à formação de um novo tecido conjuntivo na região, funcionando como um 'preenchedor natural'", afirma a dermatologista Doris Hexsel, que desenvolveu a técnica. Já a lipoaspiração pode retirar a gordura localizada no bumbum, mas não resolve a celulite, explica Douglas Jorge, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo ele, o ideal é que quem se submete a uma lipoaspiração tenha uma pele firme e sem estrias, capaz de se adaptar à diminuição de volume. Caso contrário, pode haver flacidez.
Cuidados: A Subcision não é indicada para pessoas com propensão à formação de quelóides, que tenham problemas de coagulação (devido a distúrbios ou ao uso de medicação) ou que apresentem infecções locais ou sistêmicas. No caso da lipoaspiração, é importante evitar novos traumas na região, já que eles podem levar a mais sangramento e a inchaço. Também deve-se evitar a exposição ao calor (como banhos quentes e saunas), já que isso aumenta os edemas.
Prazo: A recuperação da Subcision costuma durar de 30 a 60 dias. Após dois ou três meses, é possível repetir o procedimento para retoques. O resultado permanece por anos. Na lipoaspiração, é possível perceber a redução de medidas no primeiro mês, mas o resultado definitivo aparece em cinco meses.

Cremes
Segundo Hexsel, as formulações geralmente atuam na quebra das células de gordura e no auxílio à drenagem linfática e à microcirculação. Nesse último aspecto, as substâncias mais comuns são o chá verde, a arnica e as algas. "Os cremes anticelulite atuais são melhores do que os que a gente tinha anteriormente. Mas ainda estão aquém do que as pessoas gostariam", afirma Jayme de Oliveira Filho, professor da Universidade Santo Amaro. Segundo ele, o uso de um hidratante comum já ajuda, pois a pele umectada dificulta o aparecimento da celulite.
Prazo: Para Oliveira Filho, o uso de cremes não gera mudanças se não for acompanhado de outras medidas, como a prática de exercícios. O importante, diz, é manter a pele continuamente bem hidratada. Os cremes devem ser usados duas vezes por dia -aplicados, preferencialmente, após o banho.

Alimentação
Algas, arroz integral, aveia, azeite de oliva, óleo de linhaça, castanha-do-pará, folhas verde-escuras, lima-da-pérsia, maçã, soja fermentada (como missô e tofu), shiitake e açaí. Esses são alguns dos melhores alimentos anticelulite, afirma Eliane Tagliari, membro da comissão científica do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. A aveia, por exemplo, contém substâncias que ajudam a estruturar a matriz extracelular, melhorando a microcirculação. Já açúcares devem ser evitados.
Prazo: O tratamento nutricional contra o problema dura três meses, e os primeiros efeitos surgem em duas semanas, diz Tagliari.

Fisioterapia
Eletroestimulação, ondas sonoras, laser e massagem. Essas são as armas básicas de fisioterapeutas no tratamento da celulite, explica Hélia Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato-Funcional.
Na corrente galvânica, uma forma de eletroestimulação, a base é o efeito das polaridades negativa e positiva sobre o corpo -o pólo negativo, por exemplo, atrai a água, o que ajuda a hidratar a pele. Já na corrente russa e na eletrolipólise, eletrodos estimulam a contração muscular, o que, melhora a microcirculação A drenagem linfática ajuda o sistema linfático a funcionar melhor, com efeitos significativos sobre um tipo de celulite, a endematosa. A endermologia simula, com equipamentos, movimentos clássicos da massagem, modelando os contornos do corpo.
O ultra-som promove um impacto de ondas sonoras sobre o tecido. Se for do tipo contínuo, o aparelho gera também um efeito térmico terapêutico. Essas ações ajudam a "afinar" a matriz extracelular -um "gel" presente entre as células cujo espessamento piora a celulite. No laser, as ondas são de luz. Dependendo do comprimento da onda, há uma fotoestimulação dos fibroblastos -células produtoras do colágeno, que assegura a elasticidade da pele.

Cuidados: Tratamentos com eletroestimulação não são indicados para epilépticos, hipertensos e usuários de marca-passo. Já a drenagem linfática não deve ser feita em quem tem trombose venosa, devido ao risco de embolias. Há risco de queimaduras se os aparelhos de corrente galvânica, de laser ou de ultra-som contínuo forem usados inadequadamente.
Prazo: O previsto é que, em um mês (oito sessões), ocorra uma melhora perceptível.


Texto Anterior: "Risoto" de cevadinha e legumes
Próximo Texto: "Todo mundo tem", diz modelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.