São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Desigualdade social se reflete na gravidez de jovens

Excesso de cesarianas entre as adolescentes que têm acesso à rede privada de saúde e falta de exames pré-natais entre as jovens que se tratam no sistema público.
Foi o que revelou um estudo feito pela Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto com 5.286 adolescentes entre 15 e 19 anos.
O Ministério da Saúde recomenda que sejam feitos pelo menos seis exames durante a gestação. No serviço público, no entanto, só 54% das mães adolescentes atingiram essa meta, contra 89% das pacientes de maternidades particulares.
Já no segundo caso, foram registrados 83% de cesáreas nas jovens atendidas pela rede privada. Na pública, esse número cai para aproximadamente 27%. No estudo, a cesariana é tratada como um problema de saúde pública por apresentar mais riscos para mães e bebês.
Os resultados da análise, que utilizou dados de seis hospitais do município de Ribeirão Preto, mostraram ainda que o número de mães adolescentes que se tratam no sistema público é oito vezes maior do que no privado.
Mais uma desigualdade foi registrada quando foram relacionados a idade e o grau de instrução. Entre as jovens atendidas em hospitais particulares, 70% têm escolaridade compatível com a idade -o número é de 44,5% entre as que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde).

Caminhadas para homens com câncer
Uma nova pesquisa acaba de descobrir mais um benefício das caminhadas (foto). Feita no Hospital Johns Hopkins (EUA) com 70 portadores de câncer de próstata, ela mostrou que exercícios moderados podem reduzir (e até reverter) a perda de massa óssea causada pelo tratamento com terapias hormonais ou com radiação. Enquanto os pacientes que caminharam 30 minutos cinco dias por semana mantiveram ou aumentaram a massa óssea, os sedentários perderam mais de 2% da densidade óssea em nove semanas.

Capacitação para o trabalho com idosos
Estão abertas as inscrições para o seminário "Mitos x Realidades na Terceira Idade", da Federação Israelita do Estado de São Paulo. O evento, que visa capacitar profissionais e voluntários para o trabalho com idosos, ocorrerá em 26/11 e 27/11, das 9h às 17h30, na rua Baronesa de Itu, 438, São Paulo. Para participar, basta levar um kit de higiene ou limpeza (para doação). Inscrições pelo e-mail secretaria@fisesp.org.br ou pelo tel. 0/xx/11/3088-0111.

Vírus HPV na boca eleva risco de câncer
Quando se fala em HPV (papilomavírus humano), a maioria das pessoas o relaciona com o câncer de colo do útero. Mas a presença desse vírus na boca também pode levar ao câncer. Estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revela que ele aumenta em 25 vezes as chances da doença no local. Também neste caso, a principal via de transmissão é a sexual. Apesar de menos comum, é possível se infectar pelo beijo e por objetos contaminados.

Palestra sobre homeopatia
O pediatra e homeopata Moisés Chencinski fará uma palestra gratuita no dia 24/11, às 19h30, com o tema "Mitos e Verdades da Homeopatia". O evento é organizado pela Livraria da Vila e ocorre na Casa do Saber (r. Mario Ferraz, 414, São Paulo). Vagas limitadas. Inscrições: 0/xx/11/3073-0513.

Nutrição e diabetes
O laboratório Sanofi-Aventis lançou o livro "Comida que Cuida 2 - O Prazer na Mesa e na Vida de Quem Tem Diabetes" (foto), com dicas de nutrição para diabéticos. Disponível para download no site www.sa nofi-aventis.com.br, a publicação dá sugestões para se alimentar fora de casa, traz receitas, dicas para pais de crianças diabéticas e um cardápio de festa criado pela chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota. No mesmo site, hospitais e instituições de apoio ao paciente podem pedir gratuitamente um exemplar impresso.

Linfomas
Até o próximo dia 18, estandes instalados em terminais rodoviários de várias cidades divulgarão informações sobre o linfoma, o terceiro tipo de câncer que mais cresce no mundo. A campanha é realizada pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia).

Mutirão de mamografias em São Paulo
Termina na próxima terça-feira o prazo de inscrição para o mutirão de mamografias da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A meta é atender 100 mil mulheres a partir do próximo dia 24. O atendimento deve ser marcado por telefone -os contatos das unidades podem ser encontrados no site saude.sp.gov.br. Informações pelos telefones 150 (capital) ou 0/xx/11/3066-8359, 3066-8488, 3066-8684 e 3081-2817 (Grande SP e interior).



[...] PELO MENOS 8 MILHÕES DE PESSOAS TÊM DIABETES NO PAÍS; METADE DESCONHECE ESSA CONDIÇÃO




Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: Corrupção entre crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.