UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passeios sem limite de idade

"Sempre saí com meu filho, mas, depois que conheci esse serviço que leva pessoas de mais idade para fazer roteiros culturais e turísticos, prefiro sair sozinha. Assim eu tenho a minha liberdade, e ele tem a dele", diz Joanna Podboy Garcia, 87.
Ela, que prefere ser chamada pelo apelido de Tita, conheceu a agência VoiVolto há quatro anos e, desde então, faz pelo menos um passeio por semana. "Vamos a museus, teatros e casas de concerto e fazemos viagens de um dia para visitar festas típicas, como a Festa da Alcachofra, em São Roque."
Darilma de Freitas Guimarães, proprietária da VoiVolto, diz que os programas não são exclusivos para pessoas da terceira idade, mas que 80% dos seus clientes têm entre 60 e 80 anos.
Um dos pioneiros em atividades turísticas para idosos, o Sesc organiza regularmente grupos da terceira idade. "Promovemos principalmente o turismo cultural. As cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo, são bastante solicitadas", explica José Carlos Ferrigno, da Gerência de Estudos e Programas para a Terceira Idade do Sesc.
Em companhia de sua mulher, o aposentado José Moreira Santana, 71, faz cerca de quatro viagens por ano pelo Sesc. "Estar em um grupo onde todos falam a mesma língua é muito bom", diz ele.
A também aposentada Leda Maia, 63, faz essas viagens com frequência há dois anos. "Nossa auto-estima aumenta muito quando realizamos esses passeios", afirma.


Central de reservas do Sesc: tel. 0/xx/11/3054-9000; VoiVolto: tel. 0/xx/11/3044-1874


Texto Anterior: Dentistas se especializam
Próximo Texto: Malhação ganha trilha sonora com violinos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.