UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivo pessoal
A caravela pode provocar queimaduras graves


O que fazer até chegar ao médico

Ouriços-do-mar
Esses animais são recobertos por espinhos. Quando o banhista pisa em um deles, por exemplo, os espinhos penetram na pele. Nesse caso, é recomendável ficar em repouso e evitar tocar a área. Não tente retirar o espinho sozinho. Ele pode quebrar e infeccionar, o que dificulta a retirada. É melhor aguentar a dor até chegar ao pronto-socorro. Se não forem retirados logo, os espinhos podem causar infecções graves.

Águas-vivas e cara-velas
Se você for queimado por um destes animais, banhe imediatamente a área atingida com vinagre. O ácido acético do produto paralisa a ação dos nematocistos (filamentos que causam queimaduras) do animal. Em seguida, se houver tentáculos aderidos à pele, retire-os com uma espátula. Para aliviar a dor, faça compressas com água do mar fria ou com "cold packs" (gelo artificial) embrulhados em pano e mantenha-se distante da água doce. Ela ativa os nematocistos, fazendo com que eles se espalhem ainda mais sobre o corpo. Muitas pessoas acreditam que colocar urina ou refrigerante no local alivia a dor, mas essas "receitas" podem até piorar a queimadura.

Peixes peçonhentos
No caso de contato com peixes venenosos- como bagre, arraia, peixe-escorpião e niquim-, banhe ou mergulhe a área machucada em água quente por 30 a 90 minutos. O veneno dos peixes é termolábil -se decompõe com o aquecimento-, por isso a água quente evita que ele se espalhe no organismo e alivia a dor.


Texto Anterior: Animais marinhos podem atrapalhar as férias
Próximo Texto: Caravelas concentram-se no Norte e no Nordeste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.