UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Mandioca à mesa

A cozinha e a despensa têm seus mistérios -até mesmo de linguagem. Se um estrangeiro, por exemplo, perguntar o que é tapioca, corre o risco de não chegar à conclusão nenhuma. Em algumas regiões, tapioca é sinônimo de goma, uma farinha granulosa feita com mandioca e usada para preparar bolos, mingaus e pudins. Em outras, é o nome de um prato também conhecido como beiju, uma espécie de panqueca de origem indígena preparada com... goma!
A receita de hoje pode ser chamada pelos dois nomes sem prejuízo ao sabor. Combinando coco ralado fresco e damasco, essa criativa versão da tapioca -ou do beiju- tradicional faz bonito no lanche da tarde. É recomendável, porém, consumi-la com moderação, pois é bastante calórica. Para reduzir um pouco a quantidade de calorias, vale experimentar substituições com ingredientes mais leves: leite desnatado, adoçante e leite de coco light.


Tapioca com coco e calda de damasco

Calorias (por porção ): 957; carboidratos: 128,2 g; proteínas: 5,5 g; lipídeos: 46,9 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para uma porção)
Para a tapioca: 100 g de farinha para tapioca, 20 ml de leite de coco, 20 ml de leite, 80 g de coco fresco ralado e 10 g de manteiga. Para a calda: 100 g de damasco, 20 g de açúcar e 50 ml de água.

Modo de fazer
A calda: em uma panela, misture a água e o açúcar e junte o damasco. Leve ao fogo até ferver. Retire a mistura do fogo, bata-a no liquidificador e coe. Se a calda ficar muito grossa, acrescente mais água. Reserve. A tapioca: em uma tigela, hidrate a farinha de tapioca com o leite de coco e o leite. Coloque uma frigideira pequena para aquecer e derreta a manteiga. Em seguida, espalhe a farinha de tapioca já hidratada com uma colher (fica mais fácil se você molhar as costas da colher com água). Doure levemente os dois lados. Em seguida, espalhe o coco fresco ralado e um pouco da calda de damasco sobre a tapioca. Dobre a tapioca ao meio e retire do fogo. A montagem: coloque a tapioca em um prato, regue com a calda de damasco, enfeite com anis-estrelado (opcional) e sirva imediatamente.

Receita da chef Giselle Makinde, do Vila Bia.


Texto Anterior: Caravelas concentram-se no Norte e no Nordeste
Próximo Texto: s.o.s. família - rosely sayão: Tios e tias são boas opções na hora do "sufoco"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.