São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidador também é beneficiado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Acompanhar pacientes com câncer ao hospital afeta a qualidade de vida e, em alguns casos, a própria saúde dos cuidadores. Para eles, a realização de trabalhos artísticos também é uma forma eficaz e relativamente simples de manter o equilíbrio e preservar a saúde.
No caso do cuidador, a prática pode não ter um cunho terapêutico como em sessões de arte-terapia para o paciente, em que a produção artística é feita segundo processos específicos e acompanhada por orientação psicoterapêutica. Mas o trabalho manual é uma boa estratégia para diminuir o estresse, a ansiedade e as angústias que afetam quem cuida do doente.
Participando pela segunda vez da oficina de artesanato oferecida pelas voluntárias do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, enquanto a mãe faz quimioterapia, a estudante de pedagogia Maria Helena de Oliveira, 34, diz que a atividade "ajuda a cuidar [do doente] com mais tranquilidade, menos estresse e alivia a dor". "Quem acompanha também sofre."
A voluntária Oli Minutti não duvida dos benefícios. "Quem acompanha [o paciente] precisa estar bem para ajudar. E não é fácil: muitos deixam a casa, os filhos e o trabalho para fazer o acompanhamento no hospital. Esperar sem fazer nada pode ser pior", diz.
A assistente de serviços administrativos Luzia Aparecida Sassaki, 51, que acompanha o filho em ciclos semanais de quimioterapia, conta que, na primeira vez em que tentou participar da oficina, não conseguiu fazer nada. "Na segunda vez, consegui terminar o que não tinha feito na primeira e achei que ficou bem bonitinho. Ter conseguido terminar um trabalho fez toda a diferença." (IB)


Texto Anterior: Saúde: Trabalho manual
Próximo Texto: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Esquecer ou não, eis a questão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.