São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Tratamento familiar da anorexia
O Instituto de Psiquiatria da USP está selecionando meninas com até 17 anos e meio que tenham sintomas de anorexia e possam ir ao local acompanhadas por todas as pessoas que moram com elas durante seis meses para tratamento familiar. As triagens podem ser agendadas pelo tel. 0/xx/11/3069-6975.

Meditação
A Unifesp seleciona voluntários entre 18 e 60 anos para participar de estudo sobre meditação e saúde. Informações sobre a triagem: 0/xx/11/5082-2382.
Exercícios para obesos, hipertensos e cia.
A Universidade São Judas abriu inscrições para seu programa de exercícios físicos para portadores de diabetes, hipertensão, obesidade e alterações do colesterol. O projeto é gratuito e vai até dezembro. Informações sobre a triagem: 0/xx/11/6099-1659.

Recompensa dupla
O prefeito da cidade de Varallo, na Itália, vai dar 50 euros (foto) às cidadãs que perderem três quilos e aos cidadãos que perderem quatro quilos por mês, informou a agência Ansa. Os que mantiverem a redução de peso por outros cinco meses ganharão mais 100 euros. Os participantes devem ter sobrepeso ou obesidade.

Mutirões detectam problemas de visão
No domingo (dia 19), o Instituto Cema fará triagens oftalmológicas gratuitas das 8h às 16h na rua Paschoal Moreira, 450, São Paulo. Serão realizados testes de catarata, miopia e glaucoma, entre outros. Informações pelo telefone 0/xx/11/ 6602-4000. Também voltado à saúde da visão, até o próximo dia 24 o Mutirão de Cirurgia da Catarata vai inscrever pessoas acima de 50 anos com suspeita da doença em postos na zona leste da capital. Quem passar pela triagem será atendido no dia 26, no estacionamento do Interlar Aricanduva. Os endereços dos postos podem ser obtidos pelo 0/xx/11/6115-2486.

Estudo discute sexualidade feminina
Pesquisa realizada com 235 mulheres que foram esterilizadas por laqueadura na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, apontou que 32,5% delas apresentavam algum problema no desempenho sexual. Os mais citados eram relacionados a dificuldades de desejo sexual, excitação, lubrificação, satisfação e orgasmo. Também foi constatado que as mulheres que tinham sido submetidas a duas ou mais cesarianas tinham uma maior freqüência de reclamações, o que contraria o senso comum, de que o parto normal causaria mais problemas.

Bem-estar do adolescente
No próximo dia 23, das 19h às 20h, o laboratório Delboni da av. Vereador José Diniz, 3.687, São Paulo, terá uma palestra gratuita com o tema "Saúde Teen - Adolescência: Mudanças em Andamento". O evento abordará temas como alterações hormonais e formas de atingir a maturidade física e emocional. Informações pelo tel. 0/ xx/11/3049-6999.

Estresse e periodontia
Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acaba de comprovar mais um efeito do estresse no organismo: a suscetibilidade a doenças periodontais -aquelas que atingem tecidos que ficam ao redor dos dentes, como as gengivas (foto).
Publicado no "Journal of Periodontology", o estudo fez uma revisão da literatura internacional sobre o tema a partir de 1990. Foram encontrados 58 trabalhos que relacionavam doenças periodontais ao estresse e a outros fatores psicossociais.
Em testes com camundongos, os mesmos pesquisadores viram que o estresse teve alto impacto na progressão desse tipo de doença.
Uma das hipóteses para a ligação é a maior liberação do hormônio cortisol, ligado ao estresse, que aumenta a suscetibilidade a inflamações em todo o organismo. O estudo também mostrou que pessoas estressadas se preocupam menos com a higiene e a alimentação.
As doenças periodontais podem causar destruição do tecido ósseo e até levar à perda dos dentes.

Evento aborda envelhecimento saudável
No próximo dia 22, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza palestras gratuitas com o tema "Saúde no Envelhecimento". As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h pelo telefone 0/xx/11/3549-0087. O endereço do hospital é rua João Julião, 331, São Paulo.

Canal de TV exclusivo para diabéticos
Transmitida via internet, a primeira televisão só para diabéticos está no ar. Fruto de uma parceria entre as empresas BroadNeeds e Studio One e a Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), a DiabeTV (www.diabetv.com.br) abordará temas como prevenção, detecção, controle e tratamento da doença. A programação terá ainda dicas de culinária, esporte e comportamento.


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Quando jogar perde a graça
Próximo Texto: Rosely Sayão: Educação pela TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.