São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Prepare-se para o Natal com decoração antiacidentes

Bolas coloridas, luzes piscantes, um presépio cheio de pequenas imagens e, principalmente, uma árvore repleta de enfeites. A decoração de Natal pode transformar a casa num verdadeiro parque de diversões para as crianças. O problema é que elas podem se machucar ao explorar todas essas atrações.
Alguns riscos variam conforme a idade. Crianças de até dois anos podem se sufocar com enfeites muito pequenos. "Elas podem se sufocar com qualquer coisa que caiba dentro de um daqueles recipientes de filme fotográfico", afirma Fabiana Kuriki, coordenadora de comunicação da ONG Criança Segura.
Já crianças maiores, de até dez anos de idade, podem querer brincar com equipamentos elétricos, o que pode levar a choques, e com objetos cortantes.
Algumas dicas são substituir as bolas de vidro pelas de tecido, evitar enfeites pontiagudos, como estrelas, e manter a árvore fora do alcance das crianças, por meio de um móvel ou de uma pequena grade.
"Ela vai ter curiosidade e, com a supervisão dos pais, pode mexer nos enfeites, mas a criança precisa saber que aquilo é perigoso e que ela não pode mexer ali sozinha."
Mesmo quem não tem criança em casa precisa tomar alguns cuidados. "Muita gente compra essas luzes de Natal em camelôs, que podem tanto causar choques como pegar fogo. É fundamental saber se o produto é seguro", diz Kuriki.


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.