São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Dieta e exercícios têm mesmo efeito contra diabetes

O que é melhor para combater os fatores de risco relacionados ao diabetes: fechar a boca ou suar a camisa? Segundo um novo estudo publicado na revista "American Journal of Clinical Nutrition", os benefícios da dieta e dos exercícios para os diabéticos são similares.
Por um ano, pesquisadores da Universidade de Saint Louis (EUA) acompanharam pacientes entre 50 e 60 anos.
Eles foram divididos em três grupos. Um deles recebeu atendimento semanal de um nutricionista, que prescreveu dietas para reduzir em 16% o consumo de calorias nos primeiros três meses e em 20% nos demais nove.
Outro grupo recebeu orientação de um treinador para queimar, com exercícios físicos, 16% de calorias a mais nos primeiros três meses e 20% nos outros nove.
Os participantes do terceiro grupo receberam orientações vagas para ter uma dieta saudável e para se exercitar -poucos levaram a sério.
Os pesquisadores esperavam que o grupo que se exercitou obtivesse melhor desempenho. Mas os resultados mostraram que dois marcadores para diabetes -insulina e glicose- tiveram sua tolerância aumentada de forma semelhante entre quem se exercitou e quem fez dieta. No grupo controle, não houve melhora.
O próximo passo será determinar se quem faz dieta e exercícios ao mesmo tempo tem benefícios extras.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Médicos ensinam a se proteger no verão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.