São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Alimentos para celíacos contêm glúten

Um pãozinho da padaria, que leva glúten em sua composição, pode ser uma bomba-relógio para as pessoas que sofrem de doença celíaca, uma intolerância permanente a essa proteína, que está presente no trigo, na cevada, no centeio e na aveia.
Um estudo desenvolvido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) verificou que 83% dos alimentos presumivelmente sem glúten, fabricados em panificadoras da capital paulista, tinham contaminação acima do limite considerado seguro para quem tem intolerância à proteína. Desses, 63% tinham quantidades acima do limite estipulado por órgãos internacionais.
O consumo de glúten por celíacos pode acarretar efeitos colaterais, inclusive assintomáticos, que variam de pessoa para pessoa. Alguns sintomas comuns são diarréia crônica, emagrecimento e falta de apetite, vômitos, inchaço abdominal e apatia. Os celíacos podem sofrer, ainda, de osteoporose e câncer de intestino.


Texto Anterior: Em casa: Uso de aquecedor pede ambiente umedecido
Próximo Texto: Bate-papo sobre educação inclusiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.