São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011 |
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PEDAGOGIA DE RESULTADOS Como a teoria econômica é aplicada na educação dos filhos EQUILÍBRIO COMPETITIVO O que é Se não há confiança, não há cooperação, e cada parte usa as respostas ou reações da outra para buscar o melhor resultado Como se aplica O bebê quer atenção e chora quando é colocado para dormir. Os gritos são uma oferta: "Eu paro de gritar se vocês me derem atenção" JOGOS COM REPETIÇÃO O que é A mesma interação estratégica se repete ao longo do tempo Como se aplica O bebê no berço quer atenção, mas os pais percebem que o custo desse tipo de choro para a criança (a exaustão) implica que ela só vai continuar chorando enquanto tiver motivos para achar que vai funcionar NEGOCIAÇÃO O que é Oferecer benefícios à outra parte que compensem algum custo que ela terá Como se aplica Os pais sinalizam que deixarão a criança comer algumas "bobagens" em troca de uma alimentação saudável na maior parte do tempo EQUILÍBRIO COOPERATIVO O que é As pessoas se juntam para atingir o objetivo de forma a aumentar os benefícios para todos Como se aplica A negociação 'verduras x doces' leva a um equilíbrio cooperativo: a situação é boa para a criança, porque ela se alimenta bem e tem direito a suas guloseimas, e é boa para os pais, porque evita desgaste e eles conseguem garantir uma alimentação adequada INCENTIVOS O que é Não são necessariamente monetários, mas as motivações suficientes para as pessoas fazerem algo que, aparentemente, não lhes trará nenhum benefício imediato Como se aplica Para um bebê, não há vantagem em trocar a fralda pelo penico, mas ele pode achar a troca interessante se receber aprovação carinhosa dos pais sempre que usar o banheiro Texto Anterior: Frases Próximo Texto: 'Tem gente contra o sistema de incentivos' Índice | Comunicar Erros |
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