São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

Mitos do tetrapak
"Na edição do Equilíbrio de 20/7, foi feito um comentário favorável às embalagens tetrapak por não favorecerem o desenvolvimento de microorganismos. Já havia lido que o tetrapak não é mais utilizado nos EUA devido a suspeitas de que tem características cancerígenas. Afinal, o tetrapak é bom ou ruim?"
Armindo Furlin, São Paulo, SP

"Não existe comprovação científica de que o sistema tetrapak possa causar câncer", diz Assis Faria, professor do Departamento de Tecnologia da Unicamp. Segundo ele, além de os materiais utilizados (papel, plástico e alumínio) serem os mesmos de outros tipos de embalagem, o controle de qualidade aplicado no tetrapak é superior ao da maioria dos sistemas existentes no mercado.

Guerra às pulgas
"Tenho dois cachorros e um gato. Depois que minha gata deu cria, as pulgas se espalharam até nos lugares limpos. Colocamos os gatos para fora da casa, demos banhos e remédios, mas não adiantou. O que fazer para exterminar de vez as pulgas?"
Gabriel Oliveira, Campinas, SP

"Para cada 5 pulgas de um cachorro, existem 95 filhotes de pulga no ambiente", afirma o veterinário da Unesp Salvador Felis. Para eliminá-las da casa, ele recomenda uma ação que feche o ciclo de reprodução desses insetos: usar um anticoncepcional e, ao mesmo tempo, um exterminador de pulgas. "Para cães, só há anticoncepcional em comprimido, que deve ser administrado uma vez ao mês. Para os gatos, existe a opção da injeção, cuja ação dura seis meses." Além do anticoncepcional, é preciso aplicar um exterminador de pulgas nos cães. Depois de tomar esses cuidados, deixe que os gatos voltem para dentro de casa. Segundo Felis, as pulgas irão se armazenar nos gatos. Como eles estarão sob efeito do anticoncepcional, após quatro meses as pulgas estarão exterminadas.

Água-de-coco e diabetes
"Comercializo água-de-coco e tenho um cliente diabético. Qual é a quantidade de açúcar natural da fruta em 100 ml e quanto um diabético pode consumir?"
Ivanira de Aquino, São Paulo, SP

Cada 100 ml de água-de-coco tem aproximadamente 18 calorias, 0,1 g de proteína, 4,1 g de carboidratos (açúcares) e 0,1 g de gordura. Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, como possui baixo teor de açúcar, a água-de-coco pode e deve ser consumida por diabéticos. "É uma boa maneira de se hidratar porque possui metade das calorias contidas no refrigerante normal", diz. O limite diário para o diabético vai depender da quantidade de açúcar que ele ingere de outras formas. "Se ele comer até cinco frutas por dia e controlar a ingestão de massas, arroz e batatas, pode tomar, sem risco nenhum, até 340 ml de água-de-coco (um copo cheio)", diz.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Drible a neura: Quando o corpo dá suas "gafes"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.