São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADOLESCENTE

Jovem sofre com esquisitices do corpo


Chulé, arroto, liberação de gases, mau hálito e caspa são comuns na adolescência. Segundo a psicóloga Maria Amadeu Braganti, os jovens se preocupam e chegam a ter fixação pelo tema porque essas reações naturais do corpo vão contra os padrões sociais e funcionam como protesto. Outra razão da fixação é a maior incidência desses problemas entre os mais jovens por causa da mudança hormonal e de outras adaptações bioquímicas do organismo. A caspa, por exemplo, é comum no período porque as glândulas sebáceas produzem mais gordura. Já o mau cheiro está ligado às variações hormonais e ao uso constante de tênis.
Eles também estão mais sujeitos a ter gases porque abusam de refrigerantes e alimentos ricos em gorduras, que estimulam a formação dos gases. O mau hálito pode ocorrer pela tensão, jejum (dietas), má higienização bucal e problemas na limpeza do aparelho dentário.


Texto Anterior: Drible a neura: Quando o corpo dá suas "gafes"
Próximo Texto: Caspa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.