São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002
Próximo Texto | Índice

correio

"É "punk'" "Gostei da reportagem sobre depressão na terceira idade (ed. de 3/10), mas só se falou do lado patológico. Faltou explicar como lidar com os outros fatores que podem detonar a crise. Nessa fase, a vida das pessoas muda muito. É comum os idosos começarem a se sentir inúteis, rejeitados, isolados, incompreendidos. Acham-se um peso para a família por estarem inativos, gerando gastos com saúde e dependendo de outros para atividades que antes encaravam sozinhos. Sem contar que trocam planos futuros por nostalgia, reflexão e eventuais arrependimentos e frustrações. Pior: são obrigados a enfrentar as seguidas perdas de cônjuge, irmãos, primos, amigos, enfim, de pessoas na mesma faixa etária. Isso, além de reduzir seu círculo de convívio social, talvez lhes dê consciência da proximidade de sua própria morte. Tudo isso, como dizem os jovens de hoje, "é punk'!"
Lex Karam, via e-mail

Acupuntura "Uma resposta às indagações sobre a acupuntura, formuladas pelo leitor Jacob Moisés Spiguel em carta ao Equilíbrio de 10/10, pode contribuir para diminuir dúvidas comuns. A acupuntura é uma especialidade médica, criada em 1995 pelo Conselho Federal de Medicina, que conta hoje com quase 3.000 médicos no Brasil. As principais indicações clínicas são nas áreas do tratamento da dor, como método de primeira escolha -em caso de síndromes dolorosas miofasciais- ou como complementar -em casos de lesão de nervos, doenças reumáticas sistêmicas ou nociceptivas crônicas (relacionadas ao câncer)-, e dos distúrbios funcionais (síndromes de fibromialgia e da fadiga crônica, problemas digestivos, neurológicos etc.). Para mais informações, eu recomendo: www.medical-acupuncture.co.uk e www.acupunturatual.com.br."
Norton Moritz Carneiro, médico, via e-mail



Próximo Texto: modos: O que você mais gosta no seu bairro?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.