São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prova de virilidade é neura de homens

Um dos problemas que os homens mais levam ao divã está relacionado à virilidade. Trata-se da ansiedade em satisfazer a parceira. E por que essa ânsia não é realizada? "A grande maioria não conhece o corpo feminino, não entende a dinâmica clitoridiana e nem se esforça para fazer isso", diz Ana Maria Zampieri, psicóloga e terapeuta sexual de casais.
Isso acontece muito em função da valorização excessiva que o homem dá à relação genital em detrimento das carícias. "A ausência da penetração representa a falência do ato sexual; é quase como se o sexo não tivesse existido", diz Zampieri.
Além disso, os homens tendem a fantasiar mais que as mulheres e, naturalmente, querem que essas fantasias sejam realizadas. Quando não são atendidos, frustram-se, cobram das parceiras mais liberação e, em vez de conversar sobre o assunto, retraem-se e transformam isso em um fator estressor. "Muitos se queixam de que as parceiras são frias e não dão importância para seus desejos", diz Zampieri. Porém, se as fantasias partem da mulher, muitos desconfiam da seriedade delas. Ou seja, a síndrome do machão ainda domina as cabeças masculinas.



Texto Anterior: Elas reclamam da falta de conhecimento deles
Próximo Texto: Problema de homos é esconder vida sexual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.