São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casamento afasta risco de doenças mentais

O casamento reduz significativamente o risco de depressão e ansiedade, mas quando a relação acaba há mais chance de desenvolver esses distúrbios, mostra um estudo que acompanhou mais de 34 mil pessoas em 15 países. A pesquisa foi liderada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia.
Os autores descobriram que o fim do casamento -seja por divórcio, seja por morte- está relacionado com o aumento de doenças mentais. Homens que permanecem casados têm menos chance de ter depressão. Para as mulheres, o relacionametno está associado ao menor risco de abuso de drogas.
Segundo os autores, o estudo é relevante pela quantidade de pessoas avaliadas em vários países. Para eles, a vida a dois traz benefícios à saúde mental tanto de homens quanto de mulheres e o estresse da ruptura deixa as pessoas vulneráveis a ter distúrbios.


Texto Anterior: Pesquisas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Filho ou aluno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.