UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Algumas urgências e primeiros socorros

Acidentes com a coluna Evite mover o paciente. Prefira a ajuda de uma pessoa especializada, que encaminhará o paciente ao pronto-socorro.

Alergias Se a região do corpo ficar vermelha e inchada, faça compressas frias. Se sentir falta de ar, os olhos lacrimejarem e muita coceira, há risco de fechamento da glote, o que impede a respiração. Nesse caso, corra para o pronto-socorro o mais rápido possível.

Convulsão Deite a pessoa no chão, vire-a de lado para evitar que engasgue com a própria saliva ou com o vômito e afaste os objetos em volta para evitar que ela se machuque enquanto se convulsiona. Tente prender a língua dela com um lenço para evitar que a morda. Mas cuidado para não ficar com os seus dedos presos nos dentes dela. Parando ou não de convulsionar, leve-a ao PS para investigar a causa da convulsão e avaliar se houve outros danos no corpo.

Cortes Se o corte for muito profundo, coloque um tecido para estancar o sangramento e procure o PS. Não faça o torniquete -apertar com corda ou cinto a região que está sangrando.

Corte com amputação Coloque a região afetada no gelo e faça compressão para estancar o sangue. Vá ao PS, levando a parte amputada, acondicionada no gelo, para ser usada em um reimplante.


Texto Anterior: Dedinho amputado
Próximo Texto: De dente quebrado a torção no pé
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.