São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Dieta na rede

Na "blogosfera light", diários contam sucessos e problemas de quem quer perder 30 kg ou 40 kg; especialistas criticam falta de orientação

JOHANNA NUBLAT
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Há muito tempo estou lutando para emagrecer, mas eu sempre paro no meio do caminho, acho que falta um pouco de força de vontade (...) Acredito que um blog possa me ajudar e me incentivar a emagrecer, espero que vocês me ajudem", escreveu a blogueira que se identifica como Jennifer, 18, no post de inauguração de seu blog, na semana passada.
Ela é mais uma a integrar a "blogosfera light", grande rede virtual de blogs que discutem o que eles denominam "RA", a reeducação alimentar. A proposta é contar, como num diário, as dificuldades e os sucessos encontrados durante o percurso do emagrecimento -longo para a maior parte, que busca perder 30 kg ou 40 kg.
A rede é composta principalmente por mulheres entre 20 e 30 anos. Há quem diga que já teve 900 links de blogs diferentes de emagrecimento.
Além de contar a própria experiência, os blogueiros procuram apoio de quem está "no mesmo barco", ainda que a ajuda venha de um desconhecido.
"Você fala coisas que outras pessoas não entenderiam, como "aquele doce olhou para mim". Quando você compartilha não só vitórias mas também dificuldades você ajuda o outro, porque a pessoa costuma pensar que só ela pensa naquilo", disse a analista de sistemas Elizabeth Rueda, 52, dona de um blog (aconquista.zip.net) há cinco anos. Beth, como é chamada pelas amigas virtuais, já pesou 140 kg; hoje tem 88 kg.
A ajuda de outros blogueiros vem por meio de mensagens, que funcionam como uma "vigilância no bom sentido", disse Leila Batista, 33, que criou o leilaantesedepois.blogspot.com há pouco mais de um mês e, de lá para cá, perdeu 2,8 kg -está com 86,5 kg.
"Fui a uma festa e pensei "vou chutar o balde", mas lembrei que iria colocar no blog, lembrei-me do compromisso. Serve de exemplo, como se eu fosse uma professora: não vou dar mau exemplo."
A webdesigner Lu Francesa, 30, brasileira que mora na França com o marido e mantém seu blog desde 2004, diz que deve ao diário virtual os 42 kg que emagreceu em dois anos. "A responsabilidade de vir ao blog e contar faz uma grande diferença, ninguém quer falar de maus resultados sempre, então se esforça para mostrar "resultado"."
Leila Batista diz que se manter na dieta atrai mais pessoas ao blog, o que significa mais incentivo. "Se eu fujo da disciplina, as meninas não vão querer me acompanhar mais."
Apesar de serem maioria gritante, as "meninas", como muitas se chamam entre si, compartilham cada vez mais o espaço virtual com homens, segundo o estudante português Ancelmo Oliveira, 19, que já pesou 126,5 kg, hoje está com 100 kg e quer perder mais 20 kg.
Ele diz que o blog o ajuda a não deixar seu objetivo. "Sempre fui a nutricionistas, mas, por mais vontade que tivesse de perder peso, era incapaz de perder fosse o que fosse, nem uns míseros gramas."
A motivação é o ponto positivo dos blogs "light", na opinião de especialistas consultados pela Folha, que foram críticos, porém, quanto à falta de uma orientação profissional.
"Eu não vejo com maus olhos, me parece que tem mais coisas boas para estimular um hábito saudável que ruins", afirmou Marcio Mancini, presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ele diz, no entanto, que quem precisa perder muito peso deve sempre ter acompanhamento profissional.
Para Maria Emilia von der Heyde, do Conselho Federal de Nutricionistas, os incentivos virtuais podem funcionar como desencadeante do processo. Após isso, diz, é preciso buscar ajuda qualificada, para evitar incentivo a transtornos alimentares.
Fernanda Fernandes, gerente nacional do Vigilantes do Peso, é mais radical. "Os estímulos são legais, mas, quando ele é um guia, é preocupante."
Os próprios blogueiros se dizem críticos quanto ao conteúdos dos blogs visitados e muitos mantêm algum acompanhamento profissional.
""Quando a esmola é demais o santo desconfia." Essa frase diz tudo, é fácil distinguir um blog sério dos menos sérios. Há muita informação na internet, é preciso saber filtrá-la", disse Ancelmo Oliveira.


Texto Anterior: Carnaval: Curar a ressaca
Próximo Texto: Blogueiros que perderam mais peso são os mais visitados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.