São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA

EM CASA


Panela antiaderente deve passar por cuidados antes da primeira utilização

Populares por permitirem o uso de pouco óleo, as panelas antiaderentes devem passar por um processo de preparação antes de serem inauguradas. Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco.
Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente. Após esse processo, o produto poderá ser usado, com ou sem gordura.
Para conservar a camada antiaderente, deve-se evitar as esponjas de aço, que podem riscá-la e até removê-la. Utilizar produtos abrasivos como saponáceos, esfriar a panela na água ou deixá-la aquecer demais quando vazia também danificam o revestimento.
Se algum alimento grudar na panela, recomenda-se deixá-la de molho em água morna por alguns minutos e lavá-la normalmente. Não se deve raspar os resíduos com facas, espátulas ou outro objeto de metal porque também podem prejudicar a película antiaderente.
Uma vez manchada, não há como limpar totalmente a panela, mas pode-se atenuar o problema com água morna e detergente. Segundo o fabricante, a maior parte das panelas antiaderentes é preta para que as manchas sejam menos perceptíveis.


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Astrologia e autossugestão
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.