São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

coluna social

Soninha abre espaço ao "Novolhar"

A apresentadora Soninha, que sabe tudo de futebol e também bota a galera para pensar no seu programa na TV Cultura, o "RG", foi dar as caras num programa pensado e produzido por jovens de baixa renda e ex-moradores de rua. Eles frequentam a oficina de TV da ONG Novolhar, instalada no Museu do Bexiga, no centro de São Paulo.
   
Soninha, que está acostumada a entrevistar políticos, artistas, grã-finos e populares, agora foi a entrevistada. A repórter Lia dos Santos, 18, não perdeu tempo e logo mandou a fatídica pergunta: "O que você faz para mudar o nosso país?". Soninha disse que começa o trabalho em casa, economizando luz e água, reciclando lixo, dando carona... A entrevista rendeu e surpreendeu a apresentadora: "É tão legal a realização da ONG quanto a idéia. É uma equipe competente. Já fui a projetos sociais em que as pessoas não sabiam direito o que estavam fazendo lá. É muito bom ver a TV ser usada por quem quer educar, e não apenas estimular o consumo de produtos ou de modas".
   
A rapaziada do Novolhar aprende a pensar as pautas, a operar os equipamentos, a fazer as reportagens e ainda a apresentar, sem gaguejar, o programa, que leva o mesmo nome da ONG e vai ao ar na faixa de programação da TV PUC dentro do CNU (Canal Universitário) toda primeira quinta-feira do mês. Os temas são os do universo jovem. "Traz coisas que deixam a gente inconformada. As matérias mostram o nosso ponto de vista", explica Michele Aparecida, 14, repórter.
   
Não é preciso exibir talento para conquistar uma vaga na oficina. Tem prioridade o jovem que vive em situação de risco pessoal ou social. O curso dura de oito meses a um ano e tem, como um dos principais objetivos, transmitir uma visão global do mundo -da política, da educação e da cultura- por meio da produção de um programa de TV. "Fiz o teste e fui selecionada. Cheguei sem perspectiva de vida profissional. Aqui, eles me reergueram. Depois do curso, descobri que posso ir além", diz Lia.
    E bota além nisso! Soninha convidou a equipe do programa para produzir e realizar uma reportagem especial para ir ao ar no "RG"!


Contatos com a oficina Novolhar: tels. 0/ xx/11/232-2167 e 232-3742. Toda semana, a "Coluna Social" leva uma personalidade para colaborar com um projeto social


Texto Anterior: S.O.S. Família - Rosely Sayão: Ação de pai quando a droga é uma ameaça
Próximo Texto: Me dê motivos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.