São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGREDIENTE

Amêndoas são antioxidantes

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De grande importância para a confeitaria e a doçaria, as amêndoas são utilizadas pela indústria na elaboração de bombons e chocolates, entram na composição de bolos e tortas, além de serem freqüentemente empregadas como elementos decorativos.
"Elas têm um uso muito mais amplo do que a noz, a avelã e a macadâmia porque têm um gosto mais sutil e combinam com muitas outras coisas", afirma Mara Mello, da pâtisserie que leva seu nome.
"Um clássico francês que está na moda por aqui, o macaron, é feito com farinha de amêndoas, usada também nas massas de torta "sablé" e "sucré". Mas isso não significa que a torta fique com sabor de amêndoas; a farinha adiciona muito mais textura nesse caso", explica.
Uma coisa é certa: por ser um ingrediente relativamente caro (o preço do quilo da amêndoa sem casca é de aproximadamente R$ 35), ela é mais aproveitada pela confeitaria fina, tanto ao natural como na forma de pasta, que é chamada de marzipã.
A amêndoa também é muito apreciada como aperitivo, salgada, torrada ou confeitada, além de ser usada em pratos salgados como o da foto ao lado.

Calorias
Como outras castanhas, é altamente energética -100 gramas de amêndoas contêm 589 calorias. As nozes, em comparação, possuem 656 calorias/ 100 g. Ambas são ricas em vitamina E, em ácido fólico e em um aminoácido chamado arginina, importante no vasorrelaxamento e no controle da pressão arterial.
"Mas as amêndoas são mais ricas em gordura monoinsaturada, que, além de também ter efeito benéfico na circulação e no colesterol, contribui na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidante", afirma a nutricionista da USP (Universidade de São Paulo) Lara Natacci Cunha, responsável pelo site Dietnet (www.dietnet.com.br).
Árvore da família das rosáceas, a amendoeira cresce em uma zona temperada que inclui a maioria dos países do Mediterrâneo, além de Portugal, Irã, Afeganistão e Austrália. A Califórnia, nos EUA, abastece mais da metade do mercado mundial, seguida pela Espanha.
Existem dois tipos de amêndoa. Da doce, que é a mais utilizada, extrai-se a essência, enquanto a amarga é empregada em pequenas quantidades como aromatizante.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Filé de truta com amêndoas douradas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.