São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alimentação

Páscoa salgada

Mais benéfico à saúde, chocolate amargo não precisa ficar só na sobremesa; nas quatro receitas a seguir, ele é o astro do prato principal

AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL

Páscoa é sinônimo de chocolate. Mas isso não significa necessariamente ovos, barras e bombons. Embora no Brasil o chocolate seja associado principalmente ao sabor doce, em vários países ele é usado como ingrediente de pratos salgados. No México, onde a antiga civilização asteca já consumia o "xocoátl" (água amarga), um prato muito comum é o "mole poblano", cujo molho é feito de chocolate e pimentas -o prato inspirou, aliás, uma das receitas desta reportagem.
Para os pratos salgados, o chocolate mais recomendado é o amargo, que também é o mais benéfico para a saúde. Quanto maior a concentração de cacau no produto, maior o teor de flavonóides -substâncias antioxidantes que ajudam a manter a saúde cardiovascular, explica Danielli Botture, nutricionista da RG Nutri.
Apesar dos benefícios, o chocolate amargo também precisa ser consumido com moderação, pois é um produto altamente calórico. Nesse sentido, tanto o amargo quanto o ao leite são parecidos: têm de 530 a 550 calorias a cada 100 gramas. O chocolate branco é a pior opção: tem menos flavonóides e é mais calórico, chegando a até 700 calorias/100 gramas, diz Botture.
E nem adianta exagerar no chocolate (seja ele doce ou salgado) com a desculpa de consumir flavonóides. Afinal, esses antioxidantes também podem ser encontrados em chás, vinhos, nozes e em frutas como uva, maçã e morango -essas, aliás, boas opções de sobremesa após as seguintes receitas.


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Lembrança e esquecimento
Próximo Texto: Frango ao molho de chocolate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.