São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raio X da osteoporose

O que é: enfraquecimento dos ossos. É mais comum nas pessoas com idade avançada porque, com o tempo, os ossos sofrem descalcificação.
Sintomas: a pessoa não sente dor nenhuma. Mas as fraturas ocorrem com mais facilidade. Por isso, se houver alguma fratura ou lesão grave, é preciso consultar um médico. Pode haver mudanças na estatura e curvatura da coluna.
Fatores de risco: cigarro e álcool, pois dificultam a absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose; doença na família; cirurgia para retirada de útero. O risco aumenta consideravelmente após a menopausa.
Como prevenir: prática de exercícios pelo menos três vezes por semana, com ênfase para a musculação. Alimentação rica em cálcio e vitamina D, que pode ser obtida por meio de banhos de sol.
Como diagnosticar: exame de densitometria óssea mede com precisão a densidade dos ossos. É um exame rápido, indolor e instrumento importante no diagnóstico.
Tratamentos: não existe cura. Os exercícios de musculação ajudam a prevenir e amenizam o problema. Geralmente, eles são indicados em conjunto com uma medicação adequada ou até mesmo com um tratamento hormonal. Exercícios praticados na água não têm ação sobre a osteoporose. A partir dos 45 anos, as mulheres devem começar a fazer anualmente exames de densitometria óssea. Já para os homens, os médicos recomendam o exame periódico após os 65 anos de idade.
Atenção: o processo de descalcificação óssea não tem idade determinada para acontecer. Há jovens com problemas na absorção de cálcio ou que apresentam condições genéticas que incentivam a doença. As mulheres que já passaram dos 45 anos de idade precisam tomar cuidado com os exercícios de alto impacto, pois os ossos tendem a ficar mais fracos e, em consequência, sofrer lesões com o alto impacto. Mas uma coisa já está provada: o sedentarismo é mais prejudicial do que o envelhecimento no desenvolvimento da osteoporose.


Texto Anterior: Por que a doença é feminina
Próximo Texto: Peça rara: Conforto para a casa, o corpo e o espírito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.