São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Estudo relaciona sobrepeso e morte prematura

Mulheres que têm sobrepeso aos 18 anos têm mais chance de morrer prematuramente, afirma um estudo realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, publicado neste mês no "Annals of Internal Medicine".
Foram analisados dados de 102.400 enfermeiras que participaram do Nurses" Health Study 2 -estudo iniciado em 1989. As mulheres, todas entre 24 e 44 anos, informaram o peso e a altura que tinham no momento da pesquisa e aos 18 anos -base para o cálculo do IMC (índice de massa corporal).
Além disso, elas responderam questões sobre doenças, consumo de álcool, fumo e prática de exercícios. Novos questionários foram enviados às participantes por 12 anos, até julho de 2001.
Nesse período, 710 delas morreram. Segundo a pesquisa, aquelas que tinham um maior IMC aos 18 tinham maior probabilidade de morrer prematuramente.
As principais causas de morte foram câncer (258 casos) e doenças cardiovasculares (55). Dentre as mortes ligadas a fatores externos (144), a causa mais comum foi o suicídio (61). Para excluir o impacto do fumo, foram selecionados os dados daquelas que não fumavam. O resultado foi o mesmo.
O sobrepeso tem efeitos específicos nas faixas etárias mais jovens, devido a diferenças na deposição de gordura e à longa exposição às alterações metabólicas.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Meio do banco de trás é o mais seguro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.