São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEUROCIÊNCIA

Suzana Herculano-Houzel

Guia para incautos


[...] Pensamentos negativos não causam câncer e infecções (embora aumentem a percepção do estresse)

Minha equipe ganhou mais uma integrante, Carol, que foi prontamente encarregada de procurar na internet vídeos sobre neurociência para comentarmos em meu site.
Em tempos de YouTube, é fácil achar pérolas como a palestra do neurologista Vilayanur Ramachandran no TED (Technology Entertainment Design), conversas entre o papagaio Alex e a neurocientista Irene Peppenberg, entrevistas com especialistas e demonstrações de como o cérebro é ludibriável (procure por "awareness test" e boa sorte!).
Há também uma enormidade de besteiras disponíveis. Besteiras escrachadas, como a aula musical de neuroanatomia dada por Pinky e Cérebro, são divertidas e inofensivas (procure "Pinky Brain Song" e logo você estará, como nós no laboratório, fazendo coro com Pinky: "Brainstem! Brainstem!").
As besteiras preocupantes são as supostamente sérias, como uma que deixou Carol pasma: uma matéria de uma TV brasileira onde um indivíduo ensinava os passantes a fazer "ginástica cerebral".
Como? "Massageando o lobo frontal" através da testa para aumentar o fluxo de sangue, fazendo movimentos cruzados com braços e pernas para ativar os dois hemisférios cerebrais... Céus.
Não seria possível, eficaz nem sensato fazer uma lista do que "é sério" ou do que "é enganação" em vídeos, sites e livros -inclusive porque não sou boba de sair por aí acusando pessoas de enganar seu público. O remédio, em minha opinião, é o mesmo de sempre: informação, para que cada um decida por si só no que acreditar e do que duvidar.
Segue um pequeno guia para incautos, então. Você usa os dois lados do seu cérebro, sempre, e não importa se é homem ou mulher. O lado direito do cérebro de fato cuida do lado esquerdo do corpo, mas tanto a emoção quanto a racionalidade, e também a linguagem e até a criatividade dependem do trabalho dos dois hemisférios, e não de um só.
O fluxo de sangue no cérebro é regulado precisamente pela atividade mental, e massagens em qualquer parte do corpo não o alteram; pensamentos negativos não causam câncer e infecções (embora, de fato, reduzam a motivação e aumentem a percepção do estresse); pensamentos positivos só ajudam porque trazem mais motivação e, com isso, mais chances de agirmos positivamente. E a melhor maneira de promover sua atenção, memória e aprendizado é... usando a atenção e a memória e aprendendo coisas novas.
Não há almoço de graça para o cérebro...


SUZANA HERCULANO-HOUZEL, neurocientista, é professora da UFRJ e autora do livro "Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor" (ed. Sextante) e do blog "A Neurocientista de Plantão" ( www.suzanaherculanohouzel.com )

suzanahh@gmail.com


Texto Anterior: Hora de ir ao médico
Próximo Texto: Ingrediente: Fresca ou seca, coalhada é fácil de fazer em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.