São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007 |
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Bate-papo "Admirável o seu artigo sobre a importância insuperável do estudo da gramática. Basta de experimentalismos pseudopedagógicos "gramaticófobos". Voltemos à experiência, à tradição educacional. Basta de populismo, ignorância e desprezo pela cultura clássica." CECÍLIA NAMI
"A gramática serviria para "melhor
pensar", entendendo a organização da
língua. Concordo. Só acho que o "modus
operandi" da escola tradicional tem
problemas. Quantos e quantos exercícios são desvinculados de qualquer
contexto comunicativo? Frases soltas,
das quais o aluno tem de destacar os
substantivos, sublinhar os pronomes
oblíquos, para qual uso efetivo, mesmo? Sem aplicação prática, qualquer
conjunto de regras fica maçante."
"Como professor de português da velha guarda, cumprimento-a pelo excelente artigo. As novas gerações parecem não entender a importância de
um embasamento teórico para qualquer disciplina. Muitos universitários não têm idéia da articulação sintática de frases. Resultado: textos
confusos e incoerentes."
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