São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007
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Bate-papo

"Admirável o seu artigo sobre a importância insuperável do estudo da gramática. Basta de experimentalismos pseudopedagógicos "gramaticófobos". Voltemos à experiência, à tradição educacional. Basta de populismo, ignorância e desprezo pela cultura clássica."
CECÍLIA NAMI

"A gramática serviria para "melhor pensar", entendendo a organização da língua. Concordo. Só acho que o "modus operandi" da escola tradicional tem problemas. Quantos e quantos exercícios são desvinculados de qualquer contexto comunicativo? Frases soltas, das quais o aluno tem de destacar os substantivos, sublinhar os pronomes oblíquos, para qual uso efetivo, mesmo? Sem aplicação prática, qualquer conjunto de regras fica maçante."
LUIS

"Como professor de português da velha guarda, cumprimento-a pelo excelente artigo. As novas gerações parecem não entender a importância de um embasamento teórico para qualquer disciplina. Muitos universitários não têm idéia da articulação sintática de frases. Resultado: textos confusos e incoerentes."
JOSÉ LUIZ PEREIRA DA SILVA

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