São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Escovas de dentes devem ser lavadas com enxaguatório bucal após o uso

A época de escovar os dentes, passar uma água na escova e deixá-la sobre a pia está acabando. Pelo menos é o que recomendam os dentistas, para quem a higienização malfeita desses objetos pode causar cárie, gengivite e outros problemas decorrentes da contaminação por micro-organismos.
Para Hugo Roberto Lewgoy, professor da Associação Brasileira de Odontologia, depois de cada uso deve-se remover o excesso de água com uma pequena batida da escova na borda da pia. Ele indica também a aplicação de um antisséptico bucal, à base de clorexidina 0,12%, em gotas ou na forma de spray.
Segundo o dentista José Mário Mateus, do Conselho Federal de Odontologia, uma alternativa é mergulhar a escova em um copo com enxaguatório bucal por dez a 15 minutos. "Sabemos que é difícil fazer isso após cada escovação, então uma vez ao dia já é melhor do que nada."
Em seguida, é preciso enxaguar a escova e secá-la com toalha própria ou papel toalha antes de guardá-la em caixinhas próprias para escovas.
Tanto a escova quanto a caixa devem ser substituídas com frequência. O intervalo para a troca da escova varia, mas um sinal claro de que sua validade está vencida é o desvio de ângulo das cerdas. "Seria bom trocar a cada 30 dias", diz Mateus.


Texto Anterior: Pilates X Ioga
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.