UOL


São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Choro "seco"
Phil Coale/Associated Press
Não estranhe se, nos dois primeiros meses de vida, o bebê abrir o berreiro, mas quase "a seco". Nessa fase, as glândulas lacrimais não estão totalmente desenvolvidas, por isso produzem poucas lágrimas, explica o pediatra Marcelo Silber. Muita secreção nos olhos de uma criança dessa idade sinaliza algum problema de saúde, que deve ser analisado pelo pediatra.


Gulodice dolorida
Lili Martins/Folha Imagem
Um pedaço de chocolate pode ser bem doloroso para quem sofre de enxaqueca. Tudo por causa das aminas. Essas substâncias, presentes no chocolate e em outros alimentos, agem sobre os vasos sanguíneos, inclusive os do cérebro, o que pode desencadear a crise, afirma o neurologista Abouch Krymchantowski. "O cérebro de quem tem enxaqueca é hipersensível."


Cabelos escurecidos
Steve Holland/Associated Press
Provavelmente os cabelos da tenista Anna Kournikova (foto) eram mais loiros na infância. Os cabelos escurecem na adolescência, afirma o dermatologista Valcenir Bedin. Os hormônios sexuais masculinos estimulam os melanócitos (células que produzem melanina). Isso ocorre em ambos os sexos e afeta fios de todas as cores, mas é mais visível nos mais claros.


Texto Anterior: modos: Você confia na sua memória?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.