São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sono e hipertensão na adolescência

Não é à toa que acordar cedo costuma ser um tormento para os adolescentes: maus hábitos de sono são comuns nessa fase da vida. E, segundo um novo estudo, além da dificuldade para ficarem acordados durante as aulas, aqueles que dormem mal podem ter pressão alta.
Os pesquisadores verificaram que adolescentes saudáveis, com idade entre 13 e 16 anos, que dormiam menos do que seis horas e meia por noite foram 2,5 vezes mais susceptíveis a ter hipertensão do que aqueles que dormiam por mais tempo.
Quem tinha sono ruim -dificuldades para adormecer ou se manter dormindo- também apresentou mais problemas do que os colegas que tinham uma boa qualidade de sono.
A pesquisa foi publicada na revista "Circulation" e foi feita com 238 adolescentes, que não tinham problemas respiratórios ligados ao sono nem outras doenças.
Os resultados são similares a outras descobertas de estudos com adultos.
Em geral, adolescentes precisam de pelo menos nove horas de sono por noite, mas, na pesquisa, os participantes dormiam, em média, 7,7 horas -para 11% deles, a média de sono era de 6,5 horas ou menos.
A hipertensão não tratada aumenta o risco de doenças cardiovasculares mais tarde.


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Os desafios das novas famílias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.