São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingredientes

Espinafre é nutritivo e pouco calórico

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O exemplo do espinafre ilustra bem como a chamada "sabedoria popular" pode se equivocar. Sua fama de vegetal rico em ferro se consolidou graças ao marinheiro Popeye -personagem de desenho animado que recorre a uma lata de espinafre para ganhar força e derrotar seus inimigos- e foi devidamente usada pelos pais a fim de torná-lo mais atraente para as crianças.
O fato é que, apesar de conter boas doses de ferro, essa verdura de sabor suave também é rica em ácido oxálico, que atrapalha a absorção de ferro e de outros minerais pelo organismo. Para evitar esse efeito, a ABH (Associação Brasileira de Horticultura) recomenda o consumo de espinafre com outros alimentos ricos em vitamina C.
Ainda de acordo com a ABH, o espinafre é rico em carotenóides, pigmentos responsáveis por sua cor verde-escura. Entre eles, estão o betacaroteno e a luteína, que podem ajudar a prevenir os cânceres de pulmão e próstata. "Uma xícara de espinafre cru ou meia xícara de espinafre cozido fornece o suplemento de um dia inteiro de vitamina A. Uma xícara de espinafre fresco também fornece 190 microgramas de folato, um nutriente especialmente importante para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar", diz a associação em seu site na internet.
Para Selva Fierro, nutricionista e proprietária da KiloCal (loja de congelados de baixa caloria), trata-se de um vegetal muito nutritivo e pouco calórico. "Ele é rico em ferro, cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, cobre etc. Só tem 20 calorias por 100g", afirma. Para evitar a perda de vitaminas e minerais, o ideal é refogá-lo no calor, além de comprar pequenas quantidades, evitando a armazenagem.
Originária da Pérsia, território ocupado atualmente pelo Irã, a planta é cultivada desde o século 4º d.C., mas só chegou à Europa 700 anos mais tarde, com a ocupação árabe da península ibérica.
Na Itália, era pouco conhecida até o século 16, mesma época em que se estabeleceu de fato na Inglaterra.
"Antes de ser aceito como um alimento, o espinafre era usado com propósitos medicinais; possui um efeito levemente laxante devido ao ácido oxálico", afirma Alan Davidson, autor da enciclopédia "The Penguin Companion to Food".
Encontrado em sua melhor forma nos meses de agosto a novembro, na culinária pode ser aproveitado de diversas formas. Em saladas, é normalmente servido cru. Cozido ou refogado, acompanha peixes, ovos e carnes. Os suflês também são muito apreciados.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Namorado à Catalana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.