São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Aumento de peso
"Tenho o hábito de tomar o medicamento "Buclina" durante as férias para aumentar o meu peso. Gostaria de saber se isso pode causar algum prejuízo futuro ao meu organismo."
J.C.M, São Bernardo do Campo, SP

O cloridrato de buclizida, comercializado com o nome de Buclina ou Postafen, é derivado da piperazina. Atualmente, é usado em associação com analgésicos para o controle das náuseas e vômitos que ocorrem nas crises de enxaqueca e como estimulante do apetite. Segundo Gabriela Saraiva, endocrinologista do hospital São Luiz, seu efeito anabólico foi inicialmente atribuído a uma maior retenção de nitrogênio. "Acreditamos hoje que seja apenas decorrente do aumento do apetite que ocorre com os seu uso", afirma. Entre os efeitos colaterais, podem ocorrer sonolência, ressecamento de mucosas e constipação. "Há descrições de casos onde o paciente desenvolve retenção urinária, visão borrada, dores de cabeça, nervosismo ou insônia, que desapareceram após a suspensão da medicação. Em longo prazo, a substância vem sendo utilizada com segurança, inclusive em crianças", diz Saraiva.

Coreio
"Gostaria de saber mais detalhes como telefone e e-mail do curso "Simplesmente no Lugar", citado na matéria "Faça você Mesmo", de 30/09/2004."
Maria Rita Quintal, Cordeirópolis, SPl

Reposta da Redação Informações sobre o curso de organização doméstica "Simplesmente no Lugar" podem ser obtidas pelo tel. 0/xx/31/9136-3377 ou pelos e-mails vaniapl@globo.com e simpleslugar@hotmail.com.


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Para participar, não basta estar presente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.