São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Limpeza e conserv ação de quadros demand am cuidado

Pinturas enfeitam as paredes e dão vida e personalidade aos ambientes. Mas, para limpá-las e conservá-las bem, é preciso tomar certos cuidados, a começar pela escolha do local onde elas serão penduradas.
Regiões muito próximas a janelas devem ser evitadas, já que a exposição direta à luz do sol, assim como à luz elétrica, é prejudicial. "A luz causa um dano incrível. Spots com focos localizados ficam bonitos, mas podem fazer com que as cores se desbotem. O ideal é usar focos indiretos de luz", ensina Yara Petrella, supervisora do laboratório de conservação e restauração do Museu Paulista da USP (Universidade de São Paulo).
Para limpar a obra, nunca use água. Se ela estiver bem conservada, com a camada de tinta plana e sem rachaduras, basta passar um pincel de cerdas macias. Se a moldura também estiver sem danos, passe, com cuidado, um aspirador de pó com uma escovinha na ponta.
Caso a tinta ou os acabamentos estejam se desprendendo, procure um especialista em conservação e restauração.
A poeira é uma grande vilã. Para evitá-la, tire regularmente o pó da parte de fora da estrutura de madeira que fica atrás do quadro. Pode ser usado um aspirador, sempre com cuidado.
Manter o ambiente ventilado e sem muita umidade ajuda a combater fungos. Quando esses microorganismos atacam o vidro do quadro, nem sempre adianta limpar: o ideal é comprar um novo.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.