São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Para frio ou calor

Final de inverno em país tropical é assim mesmo: em uns dias faz frio, noutros a temperatura sobe e surpreende os encasacados na rua. Para essa instabilidade toda, nada melhor que uma receita versátil como a de hoje, que alimenta e estimula os sentidos independentemente do termômetro. "Difícil dizer como esse caldo fica melhor, se quente ou frio", afirma a chef Maria Alice Solimene. Mas a versatilidade dessa receita não acaba aí. "É possível utilizar outros peixes defumados, como a truta, ou ovas de salmão, para quem preferir um prato mais sofisticado."

Creme de mandioquinha com salmão

Calorias (por porção): 303; carboidratos: 22,4 g; proteínas: 6,7 g; lipídeos: 16,7 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para quatro porções)
250 g de mandioquinha cozida em 1 l de água com 1/2 colher (sopa) de sal; 1/2 litro de leite; 1/2 xícara de creme de leite fresco; 200 g de salmão defumado cortado em cubinhos; 2 colheres (sopa) de "ciboullette" picada e sal e noz-moscada ralada na hora a gosto.

Como fazer
Escorra a mandioquinha já cozida e bata no liquidificador junto com o leite. Coloque essa mistura em uma panela, acrescente o creme de leite fresco e mexa até ferver. Corrija o sal, se for preciso, e salpique noz-moscada a gosto. Retire do fogo e acrescente os cubinhos de salmão e a "ciboullette" picada. Sirva o creme imediatamente, acompanhado por torradinhas, preferencialmente de pão preto. Receita da chef Maria Alice Solimene.


Texto Anterior: Como evitar que a atividade vire uma neura
Próximo Texto: Outras idéias - Mario Sergio Cortella: Destino, um confortável desejo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.