São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Água sanitária, inseticida e sabão não eliminam focos de formigas em casa

Limpar trilhas de formigas que invadem o ambiente doméstico usando água e sabão, inseticidas, água sanitária ou qualquer outro produto que tenha cheiro forte não evita que outras formigas voltem a incomodar. A forma mais eficiente para controlar a infestação é distribuir iscas em gel, encontradas em supermercados.
Segundo o biólogo João Justi, pesquisador do Laboratório de Pragas Urbanas do Instituto Biológico, não adianta tentar "apagar" as trilhas com esses produtos porque as formigas se comunicam por feromônios (substâncias químicas de odores diferentes para cada situação). "Os produtos químicos matam somente as formigas que entraram em contato com eles, não destroem o ninho."
Justi explica que isso acontece porque poucas formigas deixam o ninho para procurar alimento. As que saem e se alimentam regurgitam a comida na boca das operárias, que não deixam o ninho para comer.
Assim, quando a formiga se alimenta da isca em gel, ela leva o formicida para dentro do ninho e o distribui para toda a população -o que, com o passar do tempo, elimina o foco.
De acordo com o biólogo, não há como impedir que as formigas invadam as casas, pois elas se adaptaram muito bem ao ambiente urbano. "A presença desse inseto em casa está relacionada à disponibilidade de alimento. Não significa que a casa seja suja, mas que pode existir um descuido com a forma como o lixo é tratado."


Texto Anterior: Quando é hora da troca
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.