São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Combate à infertilidade

Estudo da Harvard School of Public Health publicado na edição deste mês da revista "Obstetrics & Gynecology" mostra que as mulheres que praticam uma combinação de cinco ou mais hábitos saudáveis têm risco 80% menor de ter problemas de infertilidade decorrentes de complicações no ovário.
Os hábitos aos quais se refere a pesquisa são relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos.
Acompanhando um grupo de 17.544 mulheres casadas, foi constatado que aquelas que se exercitam regularmente, consomem menos gorduras trans, menos açúcar, mais proteínas vegetais do que animais, mais fibras e mais alimentos que contêm ferro não apresentam problemas de ovulação.
O que mais surpreendeu os pesquisadores foi o fato de essas mulheres ingerirem também mais laticínios integrais do que desnatados.
Outros estudos mostram que a infertilidade afeta um em cada seis casais e que problemas de ovulação estão presentes em 30% dos casos.

Estudo da depressão
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) está selecionando homens e mulheres para tratamento e pesquisa sobre depressão associada a transtornos de ansiedade. O paciente precisa ter entre 18 e 65 anos e ser portador de depressão associada a pânico ou a fobia social. Informações pelo telefone 0/xx/11/3069-6988.

Olho seco
No sábado, às 10h, a Apos (Associação dos Portadores de Olho Seco) vai promover uma palestra sobre a síndrome no hospital Cema. O endereço é rua do Oratório, 1.369, Mooca. As inscrições vão até amanhã, pelo telefone 0/xx/11/5571-1835. Na próxima terça, é a vez de um evento no Sesc Ipiranga. Serão feitos exames gratuitos, das 10h às 16h, na rua Bom Pastor, 822, São Paulo. Informações: 0/xx/11/3340-2000.

Campanha alerta sobre câncer de pulmão
Hoje, até as 16h, a Associação Brasileira do Câncer promove, no parque Ibirapuera, um evento de conscientização sobre o câncer de pulmão. Quem for ao portão 7 receberá informações de prevenção, diagnóstico e tratamento. Serão distribuídas 2.700 mudas, que poderão ser plantadas no local ou levadas para casa. O número representa 10% dos casos da doença registrados no Brasil em 2006. O endereço é av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, São Paulo.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: Educação por dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.