São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Medo animal
Quando você, de tanto medo, fica até arrepiado, está dando uma de felino. Como ocorre nos demais mamíferos, o cérebro descarrega uma grande quantidade de adrenalina, a qual vai atuar diretamente no chamado músculo eretor do pêlo, fazendo com que ele se erice. "É uma reação animal e muito comum", diz o neurocirurgião do HC Arthur Cukiert.

Direto do fígado
Só cerca de 30% do colesterol é proveniente da alimentação, como a gordura da carne. Os outros 70% são fabricados por células do intestino e do fígado! "Pessoas com alterações no funcionamento desses órgãos devem recorrer a medicamentos para reduzir o colesterol; a reeducação alimentar entra como coadjuvante", diz o endocrinologista Fadlo Fraige Filho.

Tendão dos mortais
Só na mitologia o tendão-de-aquiles aparece como o ponto mais vulnerável do corpo -no caso, do semideus que deu nome a esse tendão que liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Entre os mortais, ele é o mais resistente a trações: pode puxar um caminhão sem arrebentar, diz o ortopedista Sérgio Nicoletti, da Unifesp.



Texto Anterior: Modos: O que você jantou ontem?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.