São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Novo medicamento combate osteoporose

GABRIELA SCHEINBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os aproximadamente 11 milhões de brasileiros que sofrem de osteoporose poderão contar, a partir do segundo semestre, com nova arma para o tratamento da doença. O medicamento, uma versão sintética de um hormônio produzido pelo corpo, foi apresentado durante o Congresso Mundial de Osteoporose, realizado neste mês, em Portugal.
"Essa droga consegue conservar a massa óssea e até promover seu aumento", explica o médico Sebastião Radominski, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
A osteoporose é uma doença caracterizada justamente pela perda de massa óssea, o que facilita a ocorrência de fraturas. As mais comuns são as fraturas do quadril -que exigem tratamento cirúrgico em 95% dos casos- e das vértebras.
A queda na produção dos hormônios sexuais, que protegem os ossos, é uma das causas para o aparecimento da doença. Por isso a osteoporose atinge principalmente mulheres na pós-menopausa. Nos homens, como a queda da produção hormonal é menos acentuada, a incidência da doença é menor.
A nova droga apresentada durante o congresso é uma versão sintética de um hormônio chamado paratormônio (PTH). A ação do PTH está relacionada ao cálcio presente no organismo. Além de ser empregada para formar a massa óssea, essa substância tem outras funções, participando, por exemplo, das reações químicas que geram os movimentos. O equilíbrio entre a quantidade de cálcio que deve circular no sangue e a que deve ficar depositada nos ossos é realizado pelo PTH.
"Quando esse hormônio é administrado regularmente, ele inibe a perda de massa óssea", explica Radominski. O tratamento é feito por meio de injeções diárias e mostrou resultados benéficos tanto em homens como em mulheres. "Desconhecemos os mecanismos exatos que estão por trás dessa droga, mas sabemos que ela funciona", diz o médico.



Texto Anterior: Onde
Próximo Texto: Segurança no trânsito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.