São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argumentos que ajudam a aceitar a prótese

* O estado de isolamento que a pessoa que escuta mal costuma se impor ou que impõem a ela deixa de existir. Ela não é mais colocada à parte nas reuniões sociais porque tende a ficar mais participativa, mais sociável.

* A pessoa que escuta mal vai deixar de ser considerada "espaçosa", como costumam dizer os familiares, que se sentem incomodados com hábitos como manter o volume do som da TV ou do rádio acima do normal.

* Se nenhum argumento parecer convincente e a pessoa ficar irredutível, é bom lembrar, destacam os especialistas, que a pessoa com mais de 70 anos tem toda a liberdade de dizer: "Eu não vou usar e pronto!". Ou seja, essa opinião deve ser respeitada.

Fontes: João Toniolo Neto, geriatra; Maria Célia de Abreu, psicóloga; Tereza Loffredo Bilton, fonoaudióloga; e Mara Gândara, otorrinolaringologista.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Peça rara: Congelado para TPM e canivete para bike
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.