São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Reviva os saraus da marquesa de Santos

A receita de hoje é uma homenagem à paulistana Domitília de Castro (1797-1867), mais conhecida como marquesa de Santos. A amante de dom Pedro 1º foi uma grande incentivadora da culinária brasileira. Segundo o chef Géssio Pinto, ela ajudou a introduzir as ervas usadas pelos índios nos saraus e nos almoços preparados à moda portuguesa. Uma dessas ervas é a alfavaca, uma "parente" do manjericão. Misturada com tomilho, gengibre e salsa, ela dá um sabor diferente ao frango grelhado.

Peito de frango à Marquesa de Santos
Calorias (por porção): 428; carboidratos: 5,1 g; proteínas: 49,6 g; lipídeos: 22,4 g

Ingredientes (para 10 porções)
Para o frango: 1,5 kg de filé de peito de frango, 1 maço de alfavaca, 1 galho de tomilho, 50 g de azeitonas verdes picadas, 10 g de gengibre picado, 1 maço de salsa picada, 20 ml de azeite, pimenta-do-reino e sal a gosto. Para os acompanhamentos: 2 latas de palmito, 100 g manteiga, 1 maço de couve-manteiga, 100 g toucinho defumado, 3 dentes de alho picado e 1 cebola média picada.

Modo de fazer
Tempere os filés de frango com pimenta-do-reino, sal, alfavaca, tomilho, azeitonas verdes, gengibre, salsa (reserve um pouco para a decoração) e azeite. Deixe descansar por 2 h ou de um dia para outro. Grelhe os filés em panela de ferro ou de barro. Refogue a couve com alho, cebola e toucinho defumado. Salteie o palmito na manteiga. Monte o prato, colocando a couve e o palmito em volta do frango e decorando com salsa. Receita do chef Géssio Pinto, do restaurante Red Rose.


Texto Anterior: Me dê motivo
Próximo Texto: boquiaberto: Livro apresenta culinária do NE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.