São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha visa evitar o desperdício

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente está lançando, neste ano, a campanha Sou Mais Nós, que pretende incentivar os brasileiros a entrarem na luta contra o desperdício. Atitudes simples, como economizar água e alimentos, recusar embalagens desnecessárias, usar frente e verso do papel, fazer coleta seletiva do lixo e reciclar alguns materiais fazem grande diferença. "Neste ano, nossa meta é trabalhar com pessoas físicas em escolas e empresas. Queremos mostrar como é fácil se tornar um consumidor consciente", diz Délcio Rodrigues, coordenador de desenvolvimento de comunidades do Akatu.
O instituto trabalhará o ano todo em colégios e empresas, distribuindo material didático e dando palestras para alunos e funcionários. Escolas públicas de Curitiba e Carapicuíba e algumas particulares de São Paulo, como Pueri Domus e Escola da Vila, já aderiram à campanha. "Hoje, estamos atingindo cerca de 2.000 alunos. A nossa meta é chegar a 20 mil", afirma Rodrigues. Os movimentos dos escoteiros e das bandeirantes também estão participando do projeto.
A campanha pretende transformar cada escola em uma pequena comunidade, fazendo com que as ações implantadas cheguem ao resto do bairro. Segundo Rodrigues, a campanha estimulará as crianças a adotarem práticas de consumo consciente em casa. "Isso multiplicará o número de pessoas atingidas pela campanha", afirma o coordenador.
Uma das metas é criar pontos de coleta de baterias usadas. "A coleta deveria estar sendo realizada, mas não está. As baterias ficam jogadas em casa ou nas ruas, e isso pode causar danos à saúde", diz Rodrigues.
Em empresas como Ford, Carrefour e Banco Real, a campanha trabalhará com os funcionários, realizando palestras, debates e até gincanas. De acordo com Rodrigues, a meta é informar. "Uma pessoa não precisa de um saco plástico, por exemplo, para guardar uma caixa de remédio. Para evitar o desperdício, ela pode colocá-la na bolsa."
Para o próximo ano, o Akatu pretende expandir o projeto, divulgando conceitos de consumo consciente que podem ser aplicados na fabricação de produtos e na administração das empresas.
Interessados em participar da campanha podem entrar em contato com o Instituto Akatu pelo telefone 0/xx/11/3898-1626. (GABRIELA SCHEINBERG)


Texto Anterior: quem é ela
Próximo Texto: Dicas de consumo consciente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.