UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2003
Próximo Texto | Índice

correio

Aposentadoria e castigo
"Excelente a matéria "Idoso no Brasil é sobrevivente" (ed. de l0/7). Como professor aposentado do magistério estadual, eu ensinava aos alunos que aposentadoria é prêmio pela missão cumprida. Não prêmio por um bilhete de loteria ou uma rifa pela sorte. Mas, sim, conquista pelos anos de trabalho prestado sob a égide de princípios constitucionais. Infelizmente, hoje, aposentadoria está transformada em castigo. A reforma da Previdência, por exemplo, pretende taxar os proventos dos aposentados, um verdadeiro confisco. Parabéns ao Folha Equilíbrio pela lição de respeito, ressaltando que tudo o que se usufruiu no presente é fruto da luta das pessoas no passado."
Rodolpho Pereira Lima, 73, Bauru, SP

Brioches aos lulus
"É com profunda decepção que me deparo com a matéria "Gastronomia para cachorro chega ao Brasil" (ed. de 3/7). Não sou mais um chato de plantão ou um falso demagogo. O Brasil mudou, está mudando. Estamos num processo de conscientização lento, mas é um começo. Um jornal sério e formador de opinião não devia publicar uma sandice dessas. Ética acima de tudo! Um país onde uma vaga de gari é disputada, literalmente, a tiros e tapas não pode se dar ao luxo ou ao ridículo, depende da interpretação, de ter um estabelecimento voltado à gastronomia canina. Claro que o dinheiro é de cada um e cada um faz com ele o que bem entender. Mas o papel de pessoas responsáveis e preocupadas com essa brutal desigualdade social que enterra cada vez mais os sonhos e as aspirações de milhões de brasileiros é pôr na cabeça dessas pessoas fúteis que mais vale a pena praticar o dom da caridade do que "fazer o que bem entender com seus bens". Não dá mais para ficar alheio à fome, à miséria e à privação, enquanto dondocas dão aos seus lulus brioches e croissants."
Marcelo Sampayo, 33, São Paulo, SP


Próximo Texto: modos: O que você tem em excesso?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.