São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA

EM CASA


Umidificador de ar melhora efeitos do ar seco no aparelho respiratório

Ardência nos olhos, irritação na garganta, sangramentos no nariz -conseqüências diretas do ar seco, comum neste período do ano. Para minimizar esse desconforto, o otorrino Fabio Pinna, da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), dá algumas dicas.
A solução mais eficaz, diz, é utilizar um umidificador de ar. Mas ele ressalta que, por ser um aparelho caro, sua aquisição pode não ser vantajosa para todo mundo. As pessoas que mais se beneficiam desse equipamento, diz, são aquelas que têm rinite ou asma, já que o ar seco agrava esses problemas.
A compra do equipamento também deve ser criteriosa. Para Pinna, o mais indicado é o umidificador sônico, que controla melhor a umidade ambiente. Aparelhos mais simples, diz, podem gerar o problema oposto -deixar o ar excessivamente úmido, o que favorece a proliferação de fungos e pode piorar o quadro de quem tem alergia respiratória.
Para quem não tem o aparelho, Pinna sugere colocar uma bacia de água dentro do quarto ou deixar uma toalha molhada perto da cama. Lavar o nariz com soro fisiológico também ajuda -a água de torneira não é tão indicada por não ser purificada e conter cloro, que é uma substância irritante.
Além disso, é importante tomar bastante líquido e evitar contato com pó -para se aquecer, prefira o edredon, já que o cobertor é mais favorável à concentração de ácaros.


Texto Anterior: Dúvidas cruéis
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.