São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Manchas
"Tenho 19 anos e percebi pequenas manchas roxas na perna, que se concentram na parte posterior e na coxa. O que posso fazer para desaparecerem?"
Fernanda Trevellin de Almeida, São Paulo, SP

"Por sua descrição, tudo indica que as manchas sejam causadas por fragilidade capilar. Ou seja, um rompimento de pequenos vasos", diz a dermatologista Kátia Castello Branco. As causas mais comuns são predisposição genética, estresse, traumatismos, uso de pesos para a musculação ou massagens locais com forte pressão. "Para evitar o aparecimento das manchas, você precisa descobrir o que fez com que elas aparecessem."

Coceira que não pára
"Minha filha de 7 anos tem urticária crônica. Já tentamos vários tratamentos sem sucesso. Soube que a acupuntura pode ajudar. É verdade?"
Ricardo Rios, São Paulo, SP

A urticária pode ser uma reação alérgica a drogas, alimentos, tecidos ou pólen. Frio, calor, exercício físico, luz e água também podem causar urticária. Cerca de 75% dos casos duram mais do que um ano, e 20% podem durar décadas. O tratamento ideal é remover o agente causador da urticária, mas para isso é preciso conhecê-lo. O uso da acupuntura como alternativa para tratar a urticária que não responde ao tratamento convencional já foi sugerido em trabalho publicado no "Archive of Dermatology", em novembro de 98. "Não há como garantir o sucesso de tratamento com acupuntura, mas pode ser uma alternativa ao tratamento convencional", diz a médica Tseng Leng Na, do Hospital Beneficência Portuguesa (SP). Para o acupunturista Hong Jin Pai, a urticária pode ser tratada pela acupuntura porque o estímulo causado pelas agulhas alivia a sensação de coceira e ativa o sistema imunológico. A acupuntura também tem um efeito cicatrizante e calmante. "O tratamento é eficaz, e os resultados aparecem após 30 ou 60 dias. Mas, paralelamente, é preciso afastar as possíveis causas da alergia", diz Pai.

Zumbido incessante
"Há dois anos tenho um zumbido intermitente, de baixa intensidade, que se assemelha ao esvaziamento de uma bexiga. O barulho se manifesta durante até três dias e reaparece sem causa aparente. Tenho estenose aórtica calcificada. Pode ser essa a causa?"
Concetta Pati, Bragança Paulista, SP

Segundo o clínico-geral Luís Fernando Corrêia, do Hospital Samaritano (RJ), os zumbidos são geralmente causados por calcificações ou por sequela de processo inflamatório infeccioso no ouvido. "O especialista mais indicado para fazer a avaliação do quadro é o otorrinolaringologista. Não acredito que a estenose aórtica calcificada tenha relação com o problema", diz Corrêia.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Peça rara: Cuidar do jardim e brincar com insetos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.